DEFESA CIVIL REGISTRA 31% DE REDUÇÃO EM CASOS DE QUEIMADAS NO FIM DO SEMESTRE

As ocorrências de queimadas atendidas no primeiro semestre de 2023 tiveram redução de 31% em relação ao ano passado, segundo dados da Defesa Civil. Apesar da redução significativa, está mantido o alerta à população sobre os riscos à saúde causados pelo fogo e fumaça, que agravam problemas respiratórios.

De janeiro a junho foram 69 chamados recebidos para ocorrências de fogo em vegetação atendidos pela Defesa Civil e 32 ocorrências a menos, que o mesmo período de 2022, quando foram registrados 101 atendimentos.

Os números apontam uma redução de 31,68% de áreas atingidas pelas queimadas no município e que exigiram a ação das equipes da Defesa Civil.

Na primeira semana de julho, o município já contabiliza dez casos de queimadas, cerca de 16% do total registrado no mesmo mês do ano passado, que teve 61 chamados para combate às situações de queimadas na cidade.

Destes casos, seis foram atendidos somente nesta quinta-feira, 6, nos bairros Chácaras Reunidas, Bosque da Saúde, Jardim Baronesa, Monte Belo e Independência, mobilizando equipes durante todo o período do dia e início da noite.

A Defesa Civil atende 24 horas pelo contato 199 para qualquer situação de desastre ou emergência e reforça a necessidade de consciência da população para evitar o surgimento das queimadas, que prejudicam a qualidade do ar e são agravadas pelo clima seco do período de estiagem.