“OPERAÇÃO CHUVAS DE VERÃO” DEFESA CIVIL REALIZA AÇÃO EDUCATIVA

“OPERAÇÃO CHUVAS DE VERÃO” DEFESA CIVIL REALIZA AÇÃO EDUCATIVA

A Defesa Civil realizou, nesta quarta-feira (18), das 9h às 12h, uma ação educativa para a população, na Praça Dom Epaminondas, sobre a “Operação Chuvas de Verão 2022/2023”, com a distribuição de material informativo e orientações a respeito das ações necessárias em situações de risco.

Desde 1º de Dezembro, a Defesa Civil de Taubaté, junto com a Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEPDEC/SP), iniciou em todo o Estado a “Operação Chuvas de Verão”, que se estende até 31 de março 2022.

O propósito da operação é a preservação de vidas, redução de danos humanos, materiais e ambientais, principalmente no período de chuvas.

Durante a “Operação Chuvas de Verão” são operacionalizados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), específicos para escorregamentos e inundações.

Estes planos visam à otimização dos recursos humanos e materiais disponíveis e a antecipação das situações de risco típico do período chuvoso para preservação de vidas.

Confira algumas das orientações pela Defesa Civil de Taubaté:

Evite a chuva
Caso você tenha a liberdade de possuir horários flexíveis, procure ao máximo evitar as chuvas de verão. Com a mesma velocidade que se formam essas tempestades também costumam acabar rapidamente. Por isso, caso perceba que o céu está ficando escuro e que provavelmente não irá conseguir chegar a seu destino a tempo, pare em algum lugar seguro e espere.

Não estacione perto de árvores
Caso haja a previsão de tempestade, evite estacionar perto de árvores, devido aos ventos fortes e ao peso extra causado pelo acúmulo de água nos troncos e galhos elas podem cair facilmente. Não existe forma de prever se uma árvore ou galho cairá. A única maneira de se prevenir é evitar estacionar perto de árvores.

Área de enxurrada
Existindo o risco de temporal, procure um local mais seguro para estacionar. Fuja das áreas de alagamento. Como as chuvas de verão são rápidas e fortes, os alagamentos e inundações causados também se formam em poucos minutos.



Pular para o conteúdo