ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DE BERLIM SE APRESENTA EM TAUBATÉ

A Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim (Alemanha) voltará para mais uma turnê no Brasil no fim de setembro de 2023. Depois de ter se apresentado em 2016, a orquestra de jovens músicos, na idade entre 15 e 19 anos, realizará concertos nas cidades de São Paulo, Taubaté, Paraty, Niterói e Rio de Janeiro.

O programa musical combina obras de compositores alemães e brasileiros. Em homenagem ao país da turnê, a Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim (OSJB) abrirá os concertos com o batuque da suite, Reisado do Pastoreio, do compositor brasileiro Oscar Lorenzo Fernández.

O jovem e talentoso violoncelista Ludwig Huhn interpretará a obra Kol Nidrei para violoncelo e orquestra do compositor alemão Max Bruch, obra escrita no fim do século XIX numa viagem dele à Inglaterra. A composição baseia-se na melodia da oração judaica, Kol Nidrei.

A OSJB apresenta ainda a Sinfonia n° 5 de Ludwig van Beethoven, provavelmente a sinfonia mais famosa de todas as épocas.

Nas cinco cidades da turnê, a Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim realizará um intercâmbio musical com jovens orquestras dessas cidades. Em Taubaté, a OSJB se apresenta com alguns músicos da Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté no dia 1 de outubro, às 17h, no Teatro Metrópole, que está localizado na rua Duque de Caxias, 312, Centro.

A entrada do espetáculo é gratuita mediante a doação de ítens de material de limpeza: sabão em pó, lysoform, amaciante e escovas de dente, que serão doados para a Casa São Francisco de Idosos de Taubaté.

Os interessados também devem reservar os ingressos pelo link: RESERVA DE INGRESSOS

Uma parte dos ingressos também estará disponível na bilheteria do teatro no dia do concerto, a partir das 16h.

Intercâmbio cultural

No dia 2 de outubro acontecerá a segunda ação de intercâmbio cultural no Centro Cultural Toninho Mendes, com apresentação dos grupos de câmara da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim, alunos dos cursos de cordas friccionadas dos projetos do Centro Cultural Municipal e alunos do Projeto Guri, a partir das 15h30.

A entrada é gratuita e aberto a todos os interessados. O Centro Cultural está localizado na praça Coronel Vitoriano, 01, Centro.

O solista

Ludwig Huhn começou a tocar violoncelo aos três anos de idade. De 2015 a 2023, ele frequentou a escola pública especializada em música Georg-Friedrich-Händel-Gymnasium, que é a sede da OSJB. Como violoncelista ele participou de vários projetos de conjuntos e, desde 2020, é membro da renomada Deutsche Streicherphilharmonie (Orquestra Filarmônica de Cordas da Alemanha).

A orquestra

A Orquestra Sinfónica Jovem de Berlim foi fundada em 1969 e, desde então, tem-se dedicado à educação musical de jovens músicos na idade entre 14 e 18 anos.

Desde 2015, o maestro Knut Andreas está na frente da OSJB, além de ser o regente titular da Orquestra Sinfônica Collegium musicum Potsdam, também na Alemanha. Desde 2022 ele atua na mesma posição com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba.