OBRA DE SMYKALLA FAZ PARTE DA EXPOSIÇÃO PERMANENTE DO CENTRO CULTURAL DE TAUBATÉ

Neste mês de novembro, o artista Smykalla completaria 83 anos de vida e, para homenageá-lo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa realiza a exposição permanente de sua obra “Virtude Selvagem”.

O quadro ficará exposto ao público no Centro Cultural Toninho Mendes. A obra é uma pintura original do artista que recebeu molduras e pertence ao acervo da Prefeitura de Taubaté.

“Virtude Selvagem”, nome dado pelo artista, já pode ser contemplada no Centro Cultural Toninho Mendes, que fica na praça Coronel Vitoriano, no Centro de Taubaté.

O ARTISTA

Walter Erhardt Smykalla nasceu em Curitiba, em 16 de novembro de 1940, mas foi criado em Santo André (SP). Viveu também em Itajaí e Balneário Camboriú, onde teve grande produção artística.

O artista também viveu em Taubaté e, no início dos anos 2000, iniciou uma série de murais por vários locais da cidade: Escola Jacques Felix, Escola Félix Guisard Filho, Escola Municipal Dr. Quirino, piso superior da Rodoviária Velha de Taubaté e outros painéis espalhados pela cidade em acervos particulares e públicos.

Smykalla faleceu de senilidade em Taubaté no dia 19 de novembro de 2021, tendo sido sepultado no cemitério municipal nesta mesma urbe. Smykalla deixou um legado de dedicação e amor a arte com incontáveis obras espalhadas pelo mundo a fora:

“Faço parte do universo e, portanto, todo trabalho que executo não é algo isolado, mas sim, faz parte de tudo e de todos”, declarou Smykalla.