FIGUREIRAS DE TAUBATÉ PROTOCOLAM PEDIDO PARA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA NO INPI

A Associação da Casa do Figureiro de Taubaté protocolou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) petição de Indicação Geográfica (IG). Este trabalho foi realizado colaborativamente e com a supervisão e orientação do Instituto Federal de São Paulo e Sebrae (São José dos Campos), em parceria com a Prefeitura de Taubaté.

A IG identifica a origem de um produto ou serviço que tem certas qualidades graças à sua origem geográfica ou que tem origem em um local conhecido por aquele produto ou serviço. A proteção concedida por ela, além de preservar as tradições locais, pode diferenciar produtos e serviços, melhorar o acesso ao mercado e promover o desenvolvimento regional, gerando efeitos para produtores, prestadores de serviço e consumidores.

Quando um produto ou serviço consegue um selo de Indicação Geográfica, toda a cadeia produtiva pode ser beneficiada. Além de agregar valor ao objeto da IG, este processo também vem fortalecer ações de fomento ao turismo e fortalecimento da cadeia produtiva, o que traz benefícios à região.

Se concedida, a IG das Figuras de Taubaté irão compor, juntamente com o calçado de Franca (SP) e a cerâmica artística de Porto Ferreira (SP), o portfólio de IGs de serviços do Estado de São Paulo.

Esse momento simboliza uma série de oportunidades para valorizar a arte e a cultura popular de Taubaté, por meio do trabalho artístico produzido por pessoas anônimas, desconhecidas no contexto social da cidade, mas que contribuem para levar o nome da cidade Taubaté nos mais diversos espaços de cultura nacional e internacional.

A ARTE FIGURATIVA

A arte figurativa teve início com a vinda dos frades franciscanos para Taubaté na construção do Convento de Santa Clara, em 1764, e o estabelecimento de uma relação de aprendizagem com base no conhecimento tácito dos frades com parte da comunidade local.

Assim, as experiências e as aprendizagens locais na confecção de figuras de argila contribuíram para que o conhecimento tácito se tornasse, historicamente, um conhecimento codificado que se consolidou no território e na população taubateana.

As peças figurativas são produzidas e reconhecidas a partir das representações sociais e culturais que se manifestam historicamente no cotidiano popular e folclórico de Taubaté.

LAÇO DE IDENTIDADE

A arte de confeccionar figuras em Taubaté é produto do conhecimento tácito, pois as experiências e as aprendizagens locais, construídas culturalmente no decorrer do tempo, possibilitaram, por meio dessa arte, o compartilhamento de um laço de identidade entre sujeitos que, historicamente, se consolida no território de Taubaté à criação de uma rede de cooperação social entre os sujeitos desse processo.