DIGITALIZAÇÃO DO ARQUIVO HISTÓRICO PRESERVA MEMÓRIA DE TAUBATÉ

Na manhã desta quinta-feira, 21, a Prefeitura de Taubaté recebeu das mãos dos representantes da ONG FamilySearch dois pen drives contendo cerca de 200 mil arquivos digitalizados.

O paleógrafo do Arquivo Histórico Félix Guisard Filho, Alberto Machado, destacou a importância da ação para manutenção da história da cidade. “A digitalização é uma maneira de preservar a memória do patrimônio documental da cidade, uma vez que evita o manuseio dos documentos, além dar acesso à população por meio da internet, onde o mundo inteiro vai poder consultar os documentos.”

Machado ressaltou também que “esse tipo de documento auxilia não só na consulta de genealogia, mas pode também auxiliar pessoas que estão em busca de cidadania”.

Agora, com os arquivos em mãos, a Prefeitura inicia o processo de disponibilização no site oficial.

Os documentos podem ser consultados fisicamente no Arquivo Histórico Félix Guisard Filho, que funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. O endereço é avenida Santa Luiza de Marillac, 1481, Vila São José.

DOCUMENTOS DOS CEMITÉRIOS

No ato da entrega também foi assinado um termo aditivo com a ONG, que agora vai iniciar a digitalização dos documentos dos cemitérios municipais.

Os arquivos serão de 1900 a 2023, dentre eles os registros, certidões e declarações de óbito, registros de sepultura, livros de sepultamento e guias de sepultamento.