CENTRO CULTURAL DE TAUBATÉ RECEBE EXPOSIÇÃO “PAVÕES” DO ARTISTA E ARTESÃO EDUARDO LEISAN

CENTRO CULTURAL DE TAUBATÉ RECEBE EXPOSIÇÃO “PAVÕES” DO ARTISTA E ARTESÃO EDUARDO LEISAN

O Centro Cultural Toninho Mendes de Taubaté realiza a exposição “Pavões”, do artista e artesão Eduardo Leisan. A mostra artística fica aberta ao público na Galeria de Arte Sebastião Justino até 28 de setembro.

A exposição conta com 31 peças em argila pintada e pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30, no Centro Cultural, na praça Coronel Vitoriano, Centro.

SOBRE A ARTISTA

Eduardo Leisan, nascido em Taubaté, iniciou na arte aos 7 anos de idade. Aprendeu a modelar em argila com suas tias, as figureiras de Taubaté Edith, Cândida e Luiza.

O pavão criado por suas tias e representado por Leisan é figura tradicional na arte figurativa local e se tornou símbolo cultural de Taubaté, promovido pelas próprias figureiras. Em 1979 foi escolhido, em concurso promovido pela Sutaco (Subsecretaria Estadual do Trabalho Artesanal nas Comunidades) como símbolo do artesanato paulista.

Para Leisan, a arte de modelar está além do fazer artístico, é um legado que não pode se acabar e, se depender dele, continuará passando de geração em geração.



Pular para o conteúdo