CRAS E CCI DE TAUBATÉ PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE ACOLHIMENTO E ESCUTA

Os profissionais do CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e do CCI (Centros de Convivência do Idoso) de Taubaté vivenciaram uma formação no SESC Taubaté nesta sexta-feira, 6. Este foi o segundo encontro da série “Escutas de dentro, trocas e acolhimento: espaço aberto para o diálogo”, que foi promovido pelo SESC por meio do trabalho da psicóloga e psicanalista Ana Luiza do Amaral Morais.

Esta segunda etapa teve o objetivo de reflexão e orientação aos profissionais que trabalham diariamente no atendimento às famílias assistidas pela assistência social. A necessidade de escuta do outro foi colocada como forma de felicidade no lugar onde estamos.

Foram apresentadas estratégias de como cuidar das necessidades das pessoas que passam pelos atendimentos e acompanhamentos nos serviços e, ao mesmo tempo, contribuir para que elas possam viver com autonomia.

O encontro trouxe aos profissionais a importância da integração entre os aspectos positivos e negativos, de conquistas e frustrações no ambiente de trabalho, e o quanto a visão de mundo de cada pessoa influencia no estado pessoal e profissional, na relação com a própria vida e com o trabalho.

Foram identificados pontos de fortalecimento dos profissionais no cotidiano para construção de ambientes saudáveis: a segurança dos vínculos entre profissionais, a importância da construção de rede, de identificação de relações de parceria e amizade, a possibilidade de acesso ao que é bom traz alegria e expande o potencial de cada um nos espaços onde atua, criando uma experiência de confiança.

Por último, foi ressaltado que o maior desafio é a integração de possíveis obstáculos e a abertura para novas possibilidades. Para isso, foi proposta a criação de ambientes harmoniosos no lugar da espera por ambientes perfeitos.