OPERAÇÃO INTENSIFICA COMBATE AO COMÉRCIO ILEGAL DE FIAÇÃO DE COBRE EM TAUBATÉ

Na segunda-feira, 9, a Operação Ferro Velho, conduzida pela Secretaria de Serviços Públicos de Taubaté com o apoio da Guarda Civil Municipal, intensificou seu combate ao comércio ilegal e apreendeu mais de 130 kg de fiação de cobre no bairro Terra Nova. Com essa apreensão, a operação já retirou do mercado clandestino um total de 336 kg desses materiais.

O principal objetivo da operação é identificar galpões de ferro velho, reciclagem e pontos de venda de sucatas que adquirem materiais provenientes de atividades ilícitas, como o furto de fios de cobre de postes da rede elétrica e prédios públicos.

Durante a primeira semana de janeiro, mais de 200 kg de fios de cobre foram apreendidos em estabelecimentos de diversos bairros, incluindo Chácara São Silvestre, Caixa D’água, Sandra Maria e Jardim Maria Augusta.

Nessa segunda-feira, 135,9 kg desses materiais foram encontrados em um galpão de reciclagem no Terra Nova, levando ao fechamento do estabelecimento pelos fiscais do setor de posturas da Secretaria de Serviços Públicos.

Em 2022, foram fiscalizados 43 estabelecimentos na cidade. Já no ano passado, foram 17, resultando em autuações com medidas administrativas e, em alguns casos, encerramento das atividades.

A Prefeitura de Taubaté está dedicada a expandir esse trabalho para combater de maneira cada vez mais efetiva o furto de fiação e a comercialização ilegal desses materiais, que não apenas acarretam prejuízos financeiros, mas representam um perigo para a segurança pública de forma geral