MÚSICA CLÁSSICA ACALMA ANIMAIS DO CCZ EM TAUBATÉ

MÚSICA CLÁSSICA ACALMA ANIMAIS DO CCZ EM TAUBATÉ

Desde o dia 2 de fevereiro, os animais acolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura Taubaté, desfrutam de uma playlist de música clássica que toca de forma contínua nos setores que compõem o espaço.

Apesar do pouco tempo de implantação, os tutores do local já perceberam uma mudança no comportamento dos 450 cães e gatos que, passaram a ficar mais calmos e tranquilos durante o período de exposição à música.

Um estudo americano, de 2012, aponta que a música erudita diminui os níveis de estresse causados pelo ambiente de confinamento em que os animais vivem, as composições além de aliviarem efeitos comportamentais, reduzem a ansiedade e diminuem a frequência cardíaca deles.

Quanto ao gênero musical, uma pesquisa da College of Veterinary Medicine and Biomedical Sciences (Colorado, Estados Unidos) identificou que a música clássica foi associada a comportamentos mais relaxados e descansados, em que os cães latiam menos e dormiam melhor, implicando no bem-estar animal em ambientes de abrigo, diferente de outros gêneros estudados.



Pular para o conteúdo