PREFEITURA REALIZA VISTORIAS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE MACRODRENAGEM

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal, da Prefeitura de Taubaté, iniciou a elaboração do Plano Diretor de Macrodrenagem, realizando vistorias em mais de 60 trechos urbanos, por onde passam córregos, produzindo um diagnóstico dos elementos hidráulicos e sistemas de drenagens existentes.

A Prefeitura estima que em Taubaté existam, pelo menos, 10 regiões suscetíveis a inundações, em níveis que comprometam a segurança, a mobilidade e o bem-estar da população. Até o momento já foram vistoriadas áreas nos bairros: Campos Elíseos, Jardim Gurilândia, São Gonçalo, Jardim Baronesa, São Gonçalo, Avenida do Povo, Quinta das Frutas e Parque Três Marias, regiões que concentram os pontos mais críticos do município.

O Plano Diretor de Macrodrenagem identifica problemas hidráulicos permitindo à Administração Municipal planejar soluções sob os aspectos técnico, econômico, ambiental, social, entre outros.

O plano deve abordar recomendações para o disciplinamento de uso e ocupação do solo; a drenagem natural das águas pluviais; a educação ambiental e os projetos e obras necessárias para universalizar os serviços de drenagem e manejo de águas pluviais. É uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões na gestão e na execução de obras hidráulicas, uma vez que diagnosticará as bacias hidrográficas existentes no município e definirá ações estruturais e não estruturais de correção e remediação dos recursos hídricos objetivando o controle de enchentes.

A previsão para a conclusão dos estudos é de 7 meses e, além de nortear as tomadas de decisão da Prefeitura com relação à preservação e recuperação dos seus recursos hídricos, será essencial para o pleito de recursos estaduais e federais relativos à execução de obras de macrodrenagem.