PROJETO REFLORESTANDO TAUBATÉ REALIZA PLANTIO NO BAIRRO CAMPOS ELÍSEOS

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal, da Prefeitura de Taubaté, por meio do Projeto Reflorestando Taubaté iniciou o plantio, nesta terça-feira (31), no bairro Campos Elíseos.

O plantio teve início pela Rua dos Miosótis. Na região serão plantadas 294 mudas de 16 espécies diferentes, como: Ipê Rosa, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Jacarandá, Pau Brasil, Jatobá, entre outras.

As espécies foram selecionadas de acordo com a “Lista de espécies indicadas para restauração Ecológica para diversas regiões do Estado de São Paulo”.

A Prefeitura já realizou a abertura de berços, adubação da terra e controle de formigas para o plantio de 4.226 mudas de espécies arbóreas nativas da região em diversas áreas da cidade, como por exemplo, Estoril e Parque do Itaim (Unidade de Conservação da Natureza), local em que o plantio de mudas teve início no começo do ano. O objetivo é aumentar a cobertura vegetal e preservar áreas verdes do município visando à formação de florestas urbanas. A intenção é realizar o plantio de até 12.000 mudas de espécies arbóreas nativas, em diversas áreas, até o final do ano.

O processo de reflorestamento é uma ação que proporciona diversos benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto térmico ambiental, na melhoria da qualidade do ar, na preservação do solo, bem como na qualidade de vida da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado.