TAXA DE EVASÃO ESCOLAR EM TAUBATÉ FOI DE 0,15%, ABAIXO DA MÉDIA NACIONAL

As escolas municipais de Taubaté registraram uma taxa de evasão escolar de 0,15% em 2023, índice bem abaixo da média nacional.

A informação é da Secretaria de Educação com base no número de encaminhamentos feitos pelas unidades escolares municipais de alunos com problemas de frequência escolar. O resultado é fruto de um esforço contínuo de aprimoramento do Sistema Municipal de Ensino, que é uma das prioridades da Prefeitura de Taubaté.Isso exige muita dedicação e trabalho. Durante todo o ano letivo, a Equipe de Apoio à Diversidade Escolar (EADE Pertença) realizou mais de 22.410 ações, entre contatos, atendimentos e reuniões, em um trabalho de acolhimento e de busca ativa dos alunos matriculados nas escolas municipais. Esse contato direto com o aluno e sua família contribui significativamente para o desenvolvimento integral do aluno. É importante que haja um relacionamento próximo entre pais e escola, para que juntos possam promover o melhor ambiente de aprendizado para as crianças.Para esse trabalho, a EADE possui uma equipe composta por psicopedagogas, psicólogas e assistentes sociais, além de contar com uma rede de apoio, formada pelo Conselho Tutelar, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Ministério Público.

IMPORTANTE

Combater a evasão escolar é de extrema importância para garantir que todas as crianças tenham acesso à educação e oportunidades de desenvolvimento. Além disso, a qualidade do ensino, bons relacionamentos na escola e a prevenção do bullying também são fatores importantes no combate à evasão escolar.