TAUBATÉ RECEBE CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÃO NO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDEAZUL

Taubaté recebeu na terça-feira, 19, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, o Certificado de Qualificação do Programa Município VerdeAzul. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal marcou presença no evento para receber a premiação.

O município conquistou 77 pontos pelos resultados alcançados com projetos voltados para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

O Programa Município VerdeAzul (PMVA) do governo estadual visa estimular as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, com foco na descentralização e na valorização da agenda ambiental local.

No ciclo 2022/2023, três mudanças importantes ocorreram no programa: os municípios passaram a compor grupos específicos de acordo com faixas populacionais estabelecidas, as diretrizes foram revisadas e a avaliação de passivos ambientais passaram a ser incorporadas à metodologia.

Os critérios de avaliação do programa abrangem as seguintes diretivas: governança ambiental, avanço na sustentabilidade, educação ambiental, uso do solo, gestão das águas, esgoto coletado e tratado, resíduos sólidos, qualidade do ar, arborização urbana e biodiversidade.

Embora Taubaté tenha atingido 82 pontos no ciclo atual, uma dedução de 5 pontos foi aplicada devido a passivos ambientais antigos. Ao tomar ciência desses desafios, a administração municipal está comprometida em realizar levantamento para adotar as providências necessárias visando resolver a questão.

O município permanecerá dedicado ao aprimoramento da qualidade ambiental, buscando obter melhorias expressivas, reconhecidas e refletidas no resultado do programa Município VerdeAzul.