PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Com foco na conscientização ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal de Taubaté, promove a “Semana do Meio Ambiente”, entre os dias 03 a 06 de junho.

Esta importante data mundial, tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e os governos para a necessidade de proteger os recursos naturais e promover práticas sustentáveis.

É uma oportunidade para refletir sobre as ações e os desafios ambientais, como a poluição do ar, da água, as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade, o excesso de geração de resíduos, entre outros.

A data incentiva a promoção ações de educação ambiental, estimulando mudanças de comportamento em prol da proteção do meio ambiente.

Como parte da celebração, o município preparou a seguinte programação:

03/06 (SÁBADO) – Mutirão do Lixo Eletrônico, Distribuição de mudas de árvores nativas, Feira de Adoção e Microchipagem gratuita

Local: Avenida do Povo

9h às 17h – Mutirão do Lixo Eletrônico

09h às 13h – Feira de Adoção e Microchipagem

Evento destinado a conscientizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo eletrônico (pilhas, baterias, computadores, impressoras e periféricos, celulares, televisores, aparelhos de som, DVDs, micro-ondas, entre outros equipamentos que precisam de energia para funcionar), cujos componentes, especialmente os metais pesados, podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Além do mutirão, a Prefeitura organizou uma feira de adoção de animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e microchipagem gratuita, em que tutores, somente residentes em Taubaté, poderão levar seus cães e gatos para receberem o dispositivo de identificação, das 9h às 13h.

Os agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) estarão presentes para orientação e panfletagem sobre os mosquito Aedes Aegypt, transmissor da Dengue e escorpião.

O evento conta também com a presença da Universidade de Taubaté, Defesa Civil, personagens do Sítio do Picapau Amarelo e a Ecotaubaté, responsável pela limpeza urbana. Serão distribuídos brindes sustentáveis e mudas de árvores nativas.

05/06 (SEGUNDA) – Dia Mundial do Meio Ambiente

Entrega oficial do Núcleo Ambiental de Taubaté

Local: Parque Natural Municipal Vale do Itaim

Horário: 9h

O Núcleo Ambiental de Taubaté, situado na Unidade de Conservação da Natureza, foi desenvolvido com o objetivo de promover a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

O Núcleo foi construído com itens de sustentabilidade e apresenta eficiência energética, contando com iluminação natural e ventilação cruzada, lâmpadas de LED, além de ser o primeiro prédio público da Prefeitura que possui um sistema de energia solar fotovoltaica. O espaço também conta com sistema de captação de águas pluviais para irrigação de horta.

Além das estruturas administrativas, visando a prática de educação ambiental, no local foram implantados meliponários de abelhas nativas sem ferrão, minhocário, leiras de compostagem e horto de plantas medicinais.

A ideia é fomentar a educação ambiental através da realização de um circuito ecológico, contemplando também passeio na trilha da floresta.

06/06 (TERÇA) – Palestras ao ar livre

Local: Núcleo Ambiental – Parque Natural Municipal Vale do Itaim

9h às 10h – Importância da identificação botânica das plantas medicinais: as cidreiras. – Palestrante: Sandra Maria Pereira da Silva – APTA Regional de Pindamonhangaba/APTA/SAA.

10h às 11h – Cuidados na utilização das plantas medicinais – Palestrante: Iracélis Fátima de Moraes – Associação de Plantas Medicinais Nova Essência – Pindamonhangaba.