TAUBATÉ ELABORA PLANO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, realizou nesta quarta-feira, 27, encontro de abertura oficial do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Taubaté.

O plano tem objetivo de construir uma sociedade que garanta às mulheres uma vida sem violência a partir de seu enfrentamento. Serão combatidos por meio da prevenção social, proteção da mulher, responsabilização do agressor, assistência de ambos, emancipação da vítima e monitoramento e controle social, que organizará, articulará e promoverá as diversas ações, programas, projetos e serviços destinados à superação dessa gravíssima violação dos direitos humanos da mulher.

A assistente social Josiane Cezario destacou a importância do plano no combate à violência contra a mulher. “O plano é fruto da luta de muitas mulheres que ousaram realizar o enfrentamento de uma sociedade marcada pelo machismo. Essa discussão pretende rediscutir papéis sociais injustamente estabelecidos, com os olhos voltados para um futuro verdadeiramente igualitário, para mulheres e homens.”

A elaboração do plano visa atender a necessidade premente de se responder eficazmente ao aumento crescente dos casos de violência contra a mulher, tanto em nível mundial e nacional quanto municipal.

O encontro contou com a presença do prefeito José Saud; vice-prefeita Adriana Mussi; vice-presidente da OAB de Taubaté, Maria Tereza; promotor de justiça, Dr. Leonardo Rezek Pereira; defensor público do Estado de São Paulo, Dr. Fabrício Pereira Quintanilha da Silva; delegada de polícia de defesa da mulher de Taubaté, Dra. Elisangela Estéfano; secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Isabel Pastorelli, e representante da Câmara Municipal, vereador Marcelo Macedo.