PROGRAMA COZINHALIMENTO FORMA DUAS TURMAS EM TAUBATÉ

Objetivando ensinar técnicas básicas de cozinha e desenvolver habilidades culinárias, seja para uso pessoal ou profissional, a Cozinha Experimental da Prefeitura de Taubaté concluiu a formação de duas turmas, com 21 pessoas.

Os cursos, que são gratuitos, foram realizados de 5 a 11 de julho, sendo quatro horas teóricas e 16 horas práticas.

A teoria abrangeu introdução às técnicas básicas de cozinha, aulas práticas de cortes, sopas e caldos, massas, bebidas quentes, doces e bolos, além de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos.

A nutricionista Alessandra Lopez disse que em agosto serão abertas inscrições para novo curso, e avaliou que o primeiro superou as expectativas. “Os alunos se dedicaram às aulas pra valer, aproveitando ao máximo todos os ensinamentos da professora Simone [Botan]. Foi muito lindo vê-los colocando a mão na massa. Já estamos ansiosos para a próxima turma.”

Aluno do primeiro curso, o metalúrgico aposentado Silvio Benedito de Faria agradeceu às gestoras do curso “pelo excelente trabalho”, tirando suas dúvidas e a “desenvolver novas técnicas no preparo dos pratos do dia a dia para aquecer nossas noites frias de inverno com novos aromas e sabores”. Disse que fez o curso com o propósito de buscar e aprender técnicas corretas no preparo de alimentos. “O curso superou minhas expectativas, pude aprender coisas que jamais imaginei”. Elogiou a competência dos profissionais envolvidos no curso e não tem a “menor dúvida de que este projeto irá crescer muito”.

Piloto e mecânico de avião aposentado, Aylton dos Santos Filho fez o curso para “expandir e adquirir novos conhecimentos”, acrescentando elogios aos “profissionais que possuem uma gama de experiência e conhecimento, fazendo toda a diferença no que foi passado de forma prática no curso”. “Este projeto irá crescer muito. Algo grandioso e valioso nos foi passado, de forma radiante.”

A professora do curso, Simone Botan, que atua na Cozinha Experimental da Prefeitura, preparou as aulas e as apostilas. A cozinha entrou na sua vida por meio de uma brincadeira, “que ficou muito séria e me faz muito feliz”. Simone disse que a área “é apaixonante”, e vê na profissão “um modo de amar o outro”.

O PROGRAMA

O Programa Cozinhalimento é uma parceria entre a Prefeitura de Taubaté e o Governo do Estado. Foi lançado dia 27 de junho com a presença do governador em exercício Felício Hamuth. O local conta com cozinha industrial e sala de aula.

O preenchimento das vagas do próximo curso será em agosto, data ainda a ser definida. A implantação do projeto Cozinhamento teve início há um ano, com adaptação do prédio em parceria com a Secretaria de Planejamento.

O Governo do Estado destinou R$ 60.910,02 para aquisição de materiais para equipar a cozinha: geladeira, fogão, armários, fornos, liquidificador, multiprocessador, micro-ondas, batedeira, fritadeira, freezer, coifa, armário de crescimento de pão, bancadas e utensílios em geral.

O objetivo do projeto é capacitar agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricionais sustentáveis nas áreas de atendimento, além de oferecer conteúdo de capacitação e de geração de renda.