PREFEITURA REGISTRA ALTA NAS AÇÕES DE SEGURANÇA REALIZADAS PELA GUARDA MUNICIPAL EM 2022

A Prefeitura de Taubaté por meio da Secretaria de Segurança registrou em 2022 aumento de 88,51% no número de Rondas Escolares, além de índices maiores em Patrulhamentos, Operações e ações conjuntas a outros órgãos realizados pela Guarda Civil Municipal.

No ano passado foram realizadas 12.685 rondas pela GCM nas escolas do município, 5.956 rondas a mais no comparativo com 2021, quando foram contabilizadas 6.729 rondas realizadas, o que representa um aumento de 88,51% na ação voltada a garantir a proteção dos alunos e preservação das escolas do município.

Ainda nas ações de segurança com investimentos realizados para a nossa cidade, a Prefeitura entregou em 2022 para a direção das unidades escolares, 120 rádios comunicadores com função “SOS”, ligados diretamente ao CGI (Centro de Gestão Integrada) e instalou 120 novas câmeras 360º de monitoramento em frente as escolas, proporcionando mais segurança e tranquilidade aos estudantes, pais e comunidade.

Em 2022 a “Operação Praça Segura” realizou 33.543 ações no trabalho ostensivo de patrulhamento e fiscalização de praças e parques públicos pela Guarda Municipal, número 28,49% maior que 2021, quando a Operação realizou 26.106 ações. Em todos os meses de 2022, tanto a Operação Praça Segura como as Rondas Escolares superaram 2021 nos números contabilizados, refletindo o empenho e maior produtividade da Guarda Civil do município.

A Prefeitura iniciou em 2022 a “Operação Ferro Velho” com 43 ações de vistoria a pontos de venda de sucata, a fim de inibir a compra de fios de cobre furtados no município. Participam da Operação o Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar.

Para a ações de segurança voltadas às unidades de saúde da cidade, houve aumento de 26,73% com 4.319 ações realizadas em todo o ano passado pela GCM, como o patrulhamento em UPAS, UBS e PAMOS. Em 2021 foram 3.408 ações.

A prestação de apoio as Secretarias municipais e outros órgãos públicos com as equipes da Guarda Municipal o ano passado subiram cerca de 262%, em relação a 2021, com 192 ações de apoio executadas.