PREFEITURA INICIA “OPERAÇÃO INVERNO 2023”

As vagas no Abrigo serão ampliadas em 30% durante esse período

Teve início na última semana a “Operação Outono Inverno 2023”, uma ação direcionada ao atendimento às pessoas em situação de rua durante esse período de baixas temperaturas. A ação se estenderá até o dia 30 de agosto, podendo ser prorrogado de acordo com as condições climáticas.

Durante esse período, serão intensificadas as ações de sensibilização e de proteção das pessoas que se encontram em situação de rua, ofertando serviços como de alimentação, higiene, acesso a documentação, encaminhamentos para serviços da rede socioassistencial e outras políticas públicas e acolhimento institucional.

Para isso, as vagas de acolhimento no Abrigo foram ampliadas de 50 para 65 leitos e o horário das abordagens sociais foi estendido até as 22h, ficando das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 22h aos finais de semana e aos feriados.

A iniciativa tem como objetivos prevenir situações de risco devido ao frio intenso, aumentar a sensibilização através da abordagem social, atender as necessidades imediatas, articular com os serviços de saúde, atendimento técnico, entre outros.

A operação é um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e articulado entre o Centro Pop (Centro de Referência Especializado), SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) e Abrigo.

A ação conta com o apoio das Secretarias de Segurança Pública, através da Guarda Civil Municipal (GCM) e de Saúde, por meio das equipes do “Consultório na rua”.

A abordagem social, realizada pelo SEAS, desenvolve um trabalho planejado de aproximação e construção de vínculos de confiança com as pessoas em situação de risco pessoal e social a fim de proporcionar um acolhimento humanizado, além de garantir os direitos das pessoas em situação de rua.

Os serviços de abordagem social podem ser solicitados através do whatsapp (12) 99684-8596.

• “Recomeçar Bem”

Esse é o nome da campanha iniciada pela Prefeitura de Taubaté na semana passada e tem como objetivo trazer de volta a esperança às pessoas em situação de rua, com trabalho do poder público e ajuda de toda a comunidade.

A iniciativa reúne diversos serviços públicos disponibilizados pela administração municipal nas áreas de desenvolvimento social, saúde, serviços urbanos e segurança pública.

A meta é trazer a pessoa em situação de rua para dentro da rede de apoio que o município oferece.

A campanha “Recomeçar Bem” traz como lema: não dê esmola, doe informação. E orienta a população a informar a Prefeitura sobre pessoas em situação de rua. O foco é levá-las para a rede de apoio oficial do município. “Mande um zap”, pedem as peças publicitárias da campanha, informando, na sequência o número do telefone oficial do “Recomeçar Bem”: (12) 99684-8596. As mensagens serão recebidas pela estrutura da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, que acionará uma equipe de abordagem.