PREFEITURA EXECUTA OBRAS DE RECUPERAÇÃO E MANUTENÇÃO APÓS FORTE CHUVA

A Prefeitura de Taubaté iniciou nesta quinta-feira (9) as obras, reparos e a limpeza necessários nas regiões mais afetadas pela forte chuva que atingiu a cidade nesta quarta-feira (8).

A Secretaria de Obras (SEO) está atuando com várias equipes no bairro Marlene Miranda e na zona rural do município, como na Estrada Sete Voltas e Itapecerica a fim de solucionar os problemas acarretados o mais breve possível.

Na rotatória do bairro Marlene Miranda, que teve o asfalto rompido pela força da água, os trabalhos de recapeamento foram iniciados nesta quinta (9) e seguem em ritmo acelerado. Em um lado da avenida o trabalho foi concluído no mesmo dia e nesta sexta-feira (10) os trabalhos seguem sendo executados no local.

Zona Rural

A zona rural também está recebendo serviços de manutenção, como a Estrada do Itapecerica, que teve um trecho danificado por uma erosão em decorrência da força da enxurrada. Os trabalhos de recuperação da via foram iniciados na quinta-feira (9) e no local serão necessários aproximadamente 15 caminhões trucks carregados de um material a base de pedra brita para executar os reparos necessários.

No trecho da Estrada Sete Voltas, que foi levado pela força da água, está sendo realizada uma obra emergencial, e estão sendo instaladas três “linhas” de tubos de concreto de 1,20m de diâmetro para dar vazão à água. A previsão é que a via seja liberada nos próximos dias.

É importante destacar que a Prefeitura havia solicitado, no ano passado, à Defesa Civil do Estado de São Paulo a aprovação de um projeto para a construção de uma ponte de concreto neste local. O projeto foi aprovado, mas a verba ainda não foi liberada.

Ainda na zona rural, a previsão é que os reparos necessários na cabeceira da ponte do Salgado, localizada em uma das alças de acesso na Estrada Sete Voltas, sejam iniciados na próxima segunda-feira (13). A ponte, que não foi danificada, foi o primeiro local contemplado pelo projeto de substituição de pontes e “passagens de água” de madeira por aduelas de concreto.