PREFEITURA DE TAUBATÉ PROMOVE ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AOS “DIAS VERDES”

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal, realizará atividades em comemoração aos “Dias Verdes” entre os dias 20 e 22 de setembro.

Os Dias Verdes têm como principais objetivos promover a conscientização ambiental, incentivar práticas sustentáveis e celebrar a natureza e seus recursos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a educação ambiental da comunidade local.

A programação abrange diversas datas comemorativas do mês de setembro relacionadas à natureza e ao ecossistema, como Dia da Árvore, Dia Mundial Sem Carro, início da Primavera e Dia do Rio Paraíba do Sul.

Confira a programação completa:

Quarta, 20

Doação de mudas de árvores nativas, campanha contra queimadas em parceria com a Defesa Civil e campanha em prol do Dia Mundial Sem Carro em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, destacando a importância da redução do uso de automóveis em favor de alternativas mais sustentáveis, como caminhar, andar de bicicleta ou usar o transporte público, para preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Hora: 9h às 12h

Local: Praça Dom Epaminondas – Centro.

Quinta, 21 – Dia da Árvore

Atividades de educação ambiental no Parque do Itaim, em parceria com a Secretaria de Educação, envolvendo alunos da EMEF Jardim dos Estados, com contação de histórias, plantio de hortaliças e árvores nativas visando celebrar o Dia da Árvore, o início da Primavera e ensinar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente e incentivando-as a adotar comportamentos mais saudáveis e sustentáveis em suas vidas.

Hora: 8h às 10h

Local: Parque Natural Municipal Vale do Itaim

Quinta, 21

Apresentação final do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Vale do Itaim.

O Parque Natural Municipal Vale do Itaim é uma Unidade de Conservação da Natureza, instituída pelo poder público, que tem por objetivo preservar o ecossistema natural, permitindo o uso indireto dos recursos naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

O Plano de Manejo é documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais da unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

Hora: a partir das 17h

Local: Centro de Formação de Professores – rua Emílio Winther, 108, Centro.

Sexta, 22

Atividades de educação ambiental no Parque do Itaim, em parceria com a Secretaria de Educação, envolvendo alunos da EMIEF Profª Anita Ribas de Andrade, em visita à nascente modelo, com plantio de árvores nativas em seu entorno e soltura de peixes nativos no lago, visando ensinar as crianças sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e celebrar o Dia do Rio Paraíba do Sul, principal rio da região.

Hora: 8h às 10h
Local: Parque Natural Municipal Vale do Itaim.