PREFEITURA DE TAUBATÉ PREPARA A 71ª EDIÇÃO DA SEMANA MONTEIRO LOBATO

Image

A Prefeitura de Taubaté iniciou os preparativos para a 71ª edição da Semana Monteiro Lobato, que acontece de 18 a 23 de abril, no Museu Monteiro Lobato (Sítio do Picapau Amarelo). O evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o apoio das demais secretarias do município.

A 71ª Semana Monteiro Lobato irá homenagear a mitologia grega, tema recorrente na obra de Lobato.

A programação completa será divulgada em breve, no site e nas redes sociais da Prefeitura de Taubaté.

SEMANA DO MONTEIRO LOBATO

Image

A Semana Monteiro Lobato foi criada 4 anos após sua morte, pelo jornalista Oswaldo Barbosa Guisard e o Prof. Gentil de Camargo e Cesídio Ambrogi, também amigos de Monteiro Lobato. Tinham como objetivo preservar a memória do taubateano ilustre, e movimentar o município e o país com suas obras, sendo assim uma Feira Literária Lobatiana.

Embora na primeira Semana Monteiro Lobato compareceram apenas 20 pessoas, além da comissão organizadora. Hoje, após os 71 anos de sua existência, participam da semana cerca de 20.000 pessoas apenas no Museu Monteiro Lobato, sem a contagem de outros pontos turísticos do município.

Através do incentivo a atividade de cunho artístico, cultural e pedagógico, a semana que compreende o dia 18 de abril, data do nascimento do escritor, completa seis décadas de sucesso, envolvendo crianças e adultos de todo país nesse universo tão amplo composto por grandes obras e personagens imortais.

Atualmente, a Semana Monteiro Lobato é um dos principais acontecimentos dedicados à literatura infantil no país, e oferece tradicionalmente ao público uma grande variedade de opções de informação e entretenimento.

JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO

José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, em 18 de abril 1882, e ficou famoso como criador do Sítio do Picapau Amarelo (obra composta por 23 volumes), mas sua atuação vai além do universo da literatura infanto-juvenil, gênero em que foi pioneiro.

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a inserir nas histórias para as crianças e jovens os elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior, as lendas e os elementos do nosso folclore.