MISTAU DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES

MISTAU DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES

O Museu da Imagem e do Som de Taubaté (Mistau), em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), realiza diversas atividades neste mês de dezembro oferecidas pelos Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que atua em todo o Estado de São Paulo, levando programação de filmes, oficinas, palestras, exposições, entre outras atividades.

OFICINA (presencial)

08/12, 9h às 13h – “Direção de Arte em Cena”, com Maria Cecília Amaral
– Local: Museu Monteiro Lobato (Sítio do Picapau Amarelo) – Avenida Monteiro Lobato, s/n°, Chácara do Visconde – Taubaté/SP.
– Participação gratuita com emissão de certificado
– A inscrição poderá ser realizada através do link: https://forms.gle/wcjrZd3jXJPgtf436

A oficina irá introduzir os principais conceitos e características que fazem parte do trabalho do diretor de arte em uma produção audiovisual de um curta, média ou longa metragem, a partir da análise e decupagem da direção de arte de grandes produções cinematográficas em paralelo com a análise e decupagem da direção de arte de produções audiovisuais independentes, como curtas e médias metragens. Apresentando a análise de produções como o filme “Metrópolis”, “Alice no País das Maravilhas”; a minissérie “Hoje é dia de Maria”; a série “O Processo”; o média-metragem “Jogo da Vida”; entre outras produções. Os participantes serão convidados a desenvolver um projeto de conceito artístico para uma releitura de uma obra audiovisual, apresentada durante o encontro.

08/12, 14h às 18h – “Vestindo a Cena Contemporânea: Figurino, Moda e Arte”, com Maria Cecília Amaral
– Local: Museu Monteiro Lobato (Sítio do Picapau Amarelo) – Avenida Monteiro Lobato, s/n°, Chácara do Visconde – Taubaté/SP
– Participação gratuita com emissão de certificado
– A inscrição poderá ser realizada através do link: https://forms.gle/5YHQiv2KahzBFEtX8

A cena contemporânea tem cada vez mais se reinventado, utilizando-se de recursos tecnológicos e inovações dramatúrgicas, onde a composição visual dos espetáculos também tem acompanhado essas transformações. No cenário atual, o teatro tem emprestado recursos do audiovisual para se reinventar e manter-se vivo a partir das intermediações das telas. Nas passarelas, artistas apresentam coleções que são ressignificadas como verdadeiras obras de arte. A performance desponta como uma manifestação artística que ganha cada vez mais novos espaços. Pensar o figurino é uma tarefa que envolve um processo de pesquisa, criação e muitas experimentações. A relação do figurino no palco difere da relação do figurino com a tela. Na oficina serão apresentadas análises de figurinos que permearam os palcos dos teatros, das passarelas de moda e da performance, a partir do estudo de espetáculos da Companhia Mungunzá, performances da artista Dani d’Emília e criações do designer Hussein Chalayan. Os participantes serão convidados a criar um figurino performático, a partir da customização de trajes e interferência com materiais diversos.

SESSÃO + BATE-PAPO DE CINEMA (online)

– Filme disponível no link: https://vimeo.com/showcase/9932730
– Bate-papo no YouTube do MIS-SP: https://www.youtube.com/user/missaopaulo

03/12, às 18h – “Aldeotas”
(Brasil, 2022, 85 min, 14 anos)

Sinopse: Aldeotas é um filme inspirado na peça homônima de Gero Camilo. O longa conta a história de dois amigos (Levi e Elias) que se separaram por 17 anos devido a turbulências e conflitos da adolescência na pequena e conservadora Coti das Fuças, interior do Brasil. Aos 50 anos, Levi volta para reencontrar o amigo no dia de seu funeral, onde as memórias dos dois são revividas antes do último adeus.

– Bate-papo com Gero Camilo (diretor e roteirista do filme) e mediação de Bruno Cucio (diretor e produtor de cinema).

PROSA DE TRIPÉ (online)

01/12, às 19h – “Tipos – Fernando Banzi”

Bate-papo ao vivo, no YouTube do MIS-SP, sobre a exposição “Tipos”, do fotógrafo Fernando Banzi, que apresenta uma série de fotopinturas digitais aplicadas em 12 retratos do fotógrafo Alberto Henschel. A série tem como
premissa ressignificar seus retratos, datados do fim dos anos 1860, e atualiza, através da fotografia de época, a questão histórica e estrutural relacionada à população negra brasileira.

– Bate-papo no YouTube do MIS-SP: https://www.youtube.com/user/missaopaulo
– Convidados: Fernando Banzi (fotógrafo), Alcemir Palma (representante do Pontos MIS de Pindamonhangaba) e mediação de Natália Tonda (fotógrafa e pesquisadora).

15/12, às 19h – “Metrópolis – Marcus Laranjeira”

Bate-papo ao vivo, no YouTube do MIS-SP, sobre a exposição “Metrópolis”, do fotógrafo Marcus Laranjeira, um tributo ao filme homônimo, dirigido por Fritz Lang (1927), que propõe uma nova interpretação da cidade de São Paulo a partir da sobreposição de conhecidas construções e projetos urbanísticos criando imagens caóticas e densas que gradualmente transformam concretos e sólidos em estruturas transparentes.

– Bate-papo no YouTube do MIS-SP: https://www.youtube.com/user/missaopaulo
– Convidados: Marcus Laranjeira (fotógrafo), David Ribeiro (representante do Pontos MIS de Santos) e mediação de Natália Tonda (fotógrafa e pesquisadora).

CINE MISTAU – PONTOS MIS (presencial)

Exibições presenciais de filmes no Auditório do MISTAU. A atividade também está disponível para grupos agendados.

Mostra “Contos de Natal”
Pensado no período festivo de fim de ano, a Mostra “Contos de Natal” foi idealizada com animações natalinas, trazendo universos encantados e cheios de aventuras, que aguçam a imaginação e apresentam a temática sobre uma nova perspectiva.

07/12, às 14h – “A Bela e a Fera – O Natal Encantado”
(1997, 72 min, livre)

Sinopse: O especial de Natal de um dos grandes clássicos da Disney. É Natal, e Bela quer comemorar enfeitando o castelo e reanimando seus amigos objetos, em uma tentativa de alegrar Fera, que é traumatizado com a data. Se depender de Forte, um órgão que detesta o Natal, os planos de Bela serão frustrados para sempre.

14/12, às 14h – “O Grinch”
(2000, 104 min, livre)

Sinopse: O rabugento Grinch faz de tudo para acabar com o Natal dos cidadãos de Quemlândia. Seu plano é roubar das pessoas tudo que tenha ligação com a data, até que a menina Cindy Lou Who resolve ficar amiga dele.

21/12, às 14h – “O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos”
(2018, 99 min, livre)

Sinopse: Clara, uma jovem esperta e independente, perde a única chave mágica capaz de abrir um presente de valor incalculável dado por seu padrinho. Ela decide então iniciar uma jornada de resgate que a leva pelo Reino dos Doces, o Reino das Neves, o Reino das Flores e o sinistro Quarto Reino.

*A programação poderá sofrer alterações sem prévio aviso.

O Museu da Imagem e do Som de Taubaté (Mistau) fica na Av. Tomé Portes Del Rei 761 – Vila São José, Taubaté/SP. O telefone é o (12) 3631-3955 e o e-mail é mistau@gmail.com.



Pular para o conteúdo