OBSERVA TAUBATÉ DETALHA INFORMAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE

A Prefeitura de Taubaté apresenta o Observa Taubaté, uma inovadora plataforma disponível no site, fruto da colaboração das Secretarias de Planejamento, Governo e Relações Institucionais, Administração e Gabinete. O lançamento ocorreu no dia 6, no Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté, durante a abertura do 1.o E-Plan, o Encontro de Planejamento de Taubaté.

O Observa Taubaté vai além do Portal Transparência, oferecendo informações detalhadas sobre a evolução dos serviços prestados à população, tornando os números orçamentários mais compreensíveis.

Este programa também incentiva a participação ativa dos cidadãos, permitindo que eles contribuam para a melhoria da administração municipal, pois estão mais próximos dos principais desafios e necessidades da cidade.

Um Investimento de mais de R$ 97 Milhões em Emendas

No lançamento do Observa, foi destacado o grande número de emendas concedidas no periodo de 2021 a setembro/2023 por deputados federais, estaduais e vereadores da cidade, totalizando 1.697 emendas de autoria de 84 parlamentares. As emendas resultaram em um investimento de mais de R$ 97 milhões destinados ao município.

Ao acessar o Observa Taubaté, os cidadãos terão à disposição uma ampla gama de informações, incluindo o PIB (Produto Interno Bruto) atualizado, indicadores relacionados aos objetivos de desenvolvimento sustentável, dados sobre segurança, saúde, mapas de zoneamento, informações sobre bens culturais, escolas, UPAs, parques, qualidade de ensino e os principais indicadores socioeconômicos por área.

Desde o início, a plataforma oferece 164 indicadores secundários, dois indicadores primários, três mapas e apresenta quatro audiências públicas.

O Observa Taubaté está agora acessível a todos no site: https://taubate.sp.gov.br/novo/observatorio/.