PREFEITURA LANÇA PLATAFORMA DE DADOS “OBSERVA TAUBATÉ”

Image Not Found

A Prefeitura de Taubaté vai lançar na próxima semana o “Observa Taubaté”, uma plataforma completa de dados sobre o município, com um perfil da cidade, os principais indicadores socioeconômicos e desempenho da administração púbica por áreas, entre outras informações. Tudo isso ao alcance de um click, acessível a todos a partir de um simples celular.

É Taubaté na palma da mão, um exemplo de transparência administrativa, criado por uma equipe de servidores públicos de diversas áreas da gestão.

O “Observa Taubaté” será lançado na próxima segunda-feira (6) pelo prefeito José Saud na abertura do 1º. E-Plan (Encontro de Planejamento de Taubaté), às 9h, no Departamento de Arquitetura da Unitau (Universidade de Taubaté), que marca o projeto “Taubaté 400 anos”. A plataforma estará disponível para acesso a partir de terça-feira, pelo site da prefeitura www.taubate.sp.gov.br.

Que informações traz o “Observa Taubaté”?

A nova plataforma vai reunir de indicadores primários, como população e PIB, com dados atualizados ano a ano, a indicadores dos chamados ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), conjunto de metas globais estabelecidas pelas Nações Unidas sobre os desafios socioeconômicos e ambientais mais urgentes, da erradicação da pobreza à qualidade de ensino, por exemplo. Mas não é só: o “Observa” vai mostrar um raio x da cidades por áreas, da Educação à Saúde, da Segurança ao Emprego, além de reunir mapas virtuais de Zoneamento, bens culturais e equipamentos públicos (como escolas, UPAs e parques).

E mais: a plataforma será o link para o “Descubra Taubaté”, com os principais roteiros turísticos da cidade e muito mais.

Trabalho conjunto

O projeto do “Observa Taubaté” foi desenvolvido por uma equipe de servidores de diversas áreas: Secretaria de Gabinete, Departamento de Publicidade Oficial, Departamento de Comunicação, Secretaria de Governo e Relações Institucionais, Departamento de Convênios e Relações Intergovernamentais, Secretaria de Planejamento, Centro de Estudos em Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Administração, Departamento de Tecnologia de Informação.