FUNDO MUNICIPAL CUSTEIA NOVO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO

Taubaté passou a contar no início desta semana com um novo sistema de transporte público municipal. O TAU! (Transporte Acessível de Taubaté), como foi chamado, já está operando com 20 novos ônibus, além de mais itinerários e maior oferta de horários, que serão atualizados gradativamente.

Isso só foi possível graças ao Fundo Municipal de Transporte (FMT), criado por lei de autoria do Poder Executivo, aprovada pela Câmara.

O Fundo entrou em vigor no mês passado e tem como objetivo captar recursos financeiros destinados ao desenvolvimento, implantação, incentivo e custeio de projetos relacionados à mobilidade urbana em geral.

Os recursos do FMT serão provenientes de diversos meios, principalmente da arrecadação das autuações de trânsito feitas no município, conforme a legislação vigente, além de receitas de convênios com órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, entre outros.

A novidade foi anunciada na segunda-feira, 5, durante coletiva de imprensa que reuniu representantes da Prefeitura e da ABC Transportes no Centro de Formação de Professores da Secretaria de Educação.

O novo sistema em questão vai atuar, inicialmente, de forma híbrida, ou seja, os valores pagos pela Prefeitura para a empresa, a fim de completar o valor final da tarifa, serão pagos por duas modalidades diferentes. Os subsídios, como são conhecidos esses pagamentos, têm como objetivo reduzir o valor pago pelos usuários e assim impedir o repasse nos casos de aumento da tarifa.

A política tarifária adotada pelo município passará a pagar à concessionária R$ 1,50 por passageiro nas linhas com maiores demandas de usuários, e R$ 10,05 por km rodado, nas linhas com demandas menores.

É uma nova frota a disposição dos usuários, com mais itinerários e horários, que serão implantados gradativamente, com a menor tarifa pública entre as cidades mais importantes da região, sem nenhum aumento na tarifa do transporte público municipal.