ESCOLAS DE TAUBATÉ PARTICIPAM DA SEMANA DE COMBATE À OBESIDADE

As unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino de Taubaté participam da Semana de Combate à Obesidade, que acontece entre os dias 25 e 28 de março sob a coordenação da Secretaria de Educação.

O ambiente escolar é um espaço estratégico para o desenvolvimento de ações de prevenção e combate à obesidade, por possibilitar que os estudantes acessem uma alimentação mais saudável e, ao mesmo tempo, vivenciem atividades favoráveis à saúde.

Dados da Divisão de Alimentação Escolar Municipal apontam que nas escolas de educação infantil, com crianças de 4 meses a 5 anos de idade, 22,4% apresentam sobrepeso e 4,7%, obesidade. Nas unidades de ensino fundamental, 13,8% dos jovens apresentam sobrepeso e 13,7%, obesidade. Os números se referem ao ano de 2023.

Ampliando esses números para o município, registros dão conta de que 31%, ou seja, cerca de 6.700 pessoas, de 0 a 19 anos, são obesas.

Em Taubaté, a Lei Municipal n° 4.143, de 28 de abril de 2010, instituiu no âmbito da administração municipal o Programa de Combate à Obesidade, a ser executado anualmente por todas as escolas.

OBESIDADE INFANTIL

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade infantil é considerada uma epidemia mundial, e pode favorecer o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como câncer, hipertensão, colesterol alto, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, articulares e respiratórias. Além disso, crianças obesas têm ainda mais chances de se tornarem adultos obesos e apresentam maior risco de óbito precoce na fase adulta.

A obesidade infantil é o resultado de uma série complexa de fatores genéticos, ambientais e comportamentais, que atuam no contexto da família e da escola. Entre as principais causas estão genética familiar, desmame precoce, introdução alimentar inadequada, dieta familiar inadequada (baixa ingestão de frutas, verduras e legumes e alto consumo de ultraprocessados – bebidas açucaradas, alimentos ricos em sódio, gorduras saturadas e açúcares), rotina alimentar familiar inadequada, sedentarismo/inatividade física, uso excessivo de telas, fatores emocionais (ansiedade, estresse e distúrbios do sono) e publicidade infantil como indutor do consumo de alimentos ricos em gordura, sódio e substâncias nocivas à saúde.

Confira as propostas de atividades para a Semana de Combate à Obesidade:

INFANTIL: contação de história: Livro “Quem abre o bocão?”; dinâmica “Alimentos saudáveis e não-saudáveis” e feirinha na escola.

FUNDAMENTAL: dinâmica “Alimentos saudáveis e não-saudáveis”; classificação dos alimentos – semáforo nutricional; feirinha na escola; cinema (documentário Como é feito o açúcar?) e roda de conversa sobre processamento do açúcar e malefícios do excesso do consumo; cinema (documentário OPAS”) e roda de conversa sobre os dez passos para uma alimentação saudável; Você sabe o que está comendo? – Dinâmica sobre leitura de rótulos de alimentos e confecção de cartaz ilustrativo com os teores de açúcar, sal e óleo dos alimentos; receita saudável da família e ingredientes ocultos: conhecendo os aditivos presentes nos alimentos.

ENSINO MÉDIO E EJA: Cinema (documentário Big Food) e dinâmica “Fato ou fake” sobre publicidade de alimentos; oficina culinária saudável em casa; cinema (vídeo sobre Vontade de comer doce? Entenda a fome emocional) e roda de conversa sobre saúde mental e alimentação: entendendo os tipos de fome.