ENSINO FUNDAMENTAL CRESCE NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE TAUBATÉ

O Sistema Municipal de Ensino da Prefeitura de Taubaté é composto por 53 unidades escolares de ensino fundamental e possui 27.273 alunos matriculados, sendo mais de 8.800 em período Integral.

Destes, 14.834 cursam do 1º ao 5º ano e 12.439 frequentam aulas do 6ª ao 9ª ano. De acordo com os dados fornecidos pelo setor de matrículas da Secretaria de Educação, entre janeiro e março de 2024 foram 1.172 novos alunos que vieram de outras redes de ensino e de outras localidades do país.

Absorvidos da rede particular, foram registradas 275 transferências, contra 37 estudantes vindos do Estado. Vindos de outras cidades, foram 400 estudantes matriculados e 17 que chegaram de países estrangeiros. Chama atenção também o número de crianças e jovens que não estavam em nenhuma escola: 141 registros.

A procura é maior para os anos iniciais do fundamental I e II, ou seja, para o 1º e 6º anos.

Jovens e adultos também procuraram o município para o curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), iniciando ou dando continuidade aos estudos. Foram matriculados 30 pessoas nesta modalidade de ensino, agora em 2024.

Além das novas matrículas, o Sistema Municipal de Ensino realizou 2.151 transferências internas, quando o aluno muda de uma escola para outra, na maioria dos casos por alteração no local de residência da família.

Importante ressaltar que todos os novos alunos que ingressaram na rede receberam kit de uniforme escolar e kit de material, além dos livros didáticos para utilização em sala de aula.