ESPECIALISTA EM CULTURA AFRO-BRASILEIRA CONTA OS DIAS PARA APOSENTADORIA

ESPECIALISTA EM CULTURA AFRO-BRASILEIRA CONTA OS DIAS PARA APOSENTADORIA

Dentre as muitas especializações, Lourival da Silva Nogueira fez pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira, reforçando seu interesse em temas sensíveis à comunidade escolar, na qual atua há 19 anos no Sistema Municipal de Ensino.

O professor, que aguarda os trâmites para sua aposentadoria, atuou em toda sua trajetória na rede municipal, em escolas de alta vulnerabilidade social e insegurança familiar, por escolha.

Demonstrando grande preocupação com a diversidade, em todas as suas dimensões, Lourival permaneceu por 13 anos como diretor de escolas, como EMEF Walther de Oliveira, Jardim Sônia Maria, e EMIEF Prof. Ernesto de Oliveira Filho, localizada no Parque Aeroporto, na qual atua hoje.

O docente fez bacharelado e licenciatura em Filosofia, e pós-graduação em Gestão Escolar; Direito Educacional e História e Cultura Afro-Brasileira V1.0. Atualmente cursa pós-graduação em Conciliação e Mediação de Conflitos Escolar. Judicial, Extrajudicial, Mediação e Comunicação não violenta.

Antes de ingressar no Sistema Municipal, Nogueira lecionou nas escolas Idesa, Padre Anchieta e na Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

O QUE DIZEM OS COLEGAS

O professor de Língua Portuguesa, Renan Deloni, trabalha no Projeto Redes da Escola Prof. Ernesto e revela que tem “o imenso prazer de ser subordinado a uma das pessoas mais exemplares e inteligentes que conheço, além de excelente diretor. Lourival é um sujeito de caráter exímio e entusiasta da justiça. Ele promove uma gestão eficiente e segura, ele presta imensa contribuição para a educação”.

O professor Lourival coleciona elogios como pessoa e como profissional.  A escriturária Sônia Maria de Oliveira Rosa salienta que “para mim, ele foi um grande agente transformador da realidade escolar na [Escola] Ernesto. Antes, a escola era depredada, as janelas e portas não tinham vidro. Há muitas competências e habilidades do gestor, tem poder de liderança, de comunicação. Ele tem empatia, flexibilidade, pensamento crítico. Desenvolve um ambiente inclusivo, são aspectos valorizados no ambiente escolar”.

Ao serem ouvidos, os alunos do 1º ano disseram: “Lourival você é um ótimo diretor, nós te amamos”.



Pular para o conteúdo