DIVISÃO DE SAÚDE MENTAL DE TAUBATÉ DIVULGA BALANÇO DE MELHORIAS

A Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Taubaté fez um balanço das ações realizadas durante 2023, que resultou em melhorias significativas para os usuários dos serviços.

A melhoria do espaço físico do Caps II foi um destaque que possibilitou aumento no número de grupos atendidos e de oficinas terapêuticas ofertadas. Foi realizada a mudança de imóvel para um lugar de melhor localização para facilitar o acesso. Houve uma reorganização interna que também refletiu na ampliação da oferta do serviço.

A implantação do programa Alta Responsável, em que os técnicos do Caps II visitam semanalmente os leitos da enfermaria de psiquiatria do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), também foi uma ação importante desenvolvida para melhor acolher a população. O Grupo de Prevenção ao Suicídio e Atenção às Famílias também passou por reorganização com a ampliação de visitas, treinamentos da rede  e parceria com outras secretarias.

Os técnicos da Saúde Mental também realizaram capacitações das equipes das unidades de Pronto Atendimento e da Atenção Primária à Saúde com a promoção de encontros periódicos de matriciamento e aproximação das equipes. Foi implantado o Programa Saúde Mental Itinerante com ações voltadas aos servidores municipais nas secretarias de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, de Desenvolvimento e Inclusão Social e de Segurança Pública.

Uma preocupação também foi fortalecer as ações de Saúde Mental junto ao programa Saúde na Escola com ações de valorização da vida com crianças e adolescentes em escolas municipais. Outra realização foi a sistematização da Educação Permanente e Continuada para profissionais da rede de Saúde Mental e Deficiência.

A criação de uma pequena horta terapêutica no Caps Infantojuvenil trabalha nas crianças e jovens a responsabilidade, o cuidado, a interação e  práticas alimentares saudáveis.

Outras importantes ações desenvolvidas ao longo do ano foram a implantação de leitos de até 14 dias no Caps AD; fortalecimento das ações intersetoriais com as Comunidades Terapêuticas; participação no Programa Estadual de Controle de Tabagismo; ampliação da parceria com a Universidade de Taubaté, com a participação e atuação de alunos de psicologia nas Unidades de Apoio Psicossocial e ampliação e fortalecimento das ações do Consultório na Rua, com ampliação de equipe para atendimento também no período da tarde.