PREFEITURA REALIZA REVITALIZAÇÃO ARTÍSTICA EM MONUMENTO DE QUIRIRIM

Image

O monumento é de autoria do artista José Demetrio Da Silva e foi inaugurado em 31 de janeiro de 1977

O monumento em homenagem ao imigrante italiano, localizado na Praça Antônio Naldi no Distrito de Quiririm, foi revitalizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté.

A revitalização foi realizada por meio do projeto “Semeando Cores”, coordenado pela artista e professora Margarida Fournier, com a colaboração dos servidores Luís Cláudio do Nascimento e Ivo Pereira.

Trata-se de uma escultura em cimento armado sobre base do mesmo material, que configura um lavrador ao lado da esposa e do filho, voltados para a várzea do Paraíba.

Consta ainda, que em 1965 foi promulgada a lei nº 891 para a construção do monumento e a fixação de placa com os seguintes dizeres: “Laboriosa colônia Italiana Quiririm e aos seus descendentes, pioneiros e continuadores da rizicultura no vale do Paraíba, a municipalidade de Taubaté, em nome do povo, presta essa homenagem.”

A revitalização envolveu pesquisa histórica e estudos sobre a técnica e os materiais utilizados. Embora o monumento tenha sido bastante alterado desde sua inauguração, o projeto ressalta a importância da recuperação da obra, tendo em vista a relevância do artista autor, José Demetrio, assim como a escultura que representa a trajetória da imigração italiana.