PREFEITURA ABRE INSCRIÇÕES DA CULTURA TRADICIONAL PARA O REVELANDO SP 2024

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, recebe inscrições de manifestação de interesse de representantes municipais da cultura tradicional que desejam participar do programa Revelando SP 2024, nas categorias culinária, artesanato e manifestações artístico-culturais.

Entre os dias 22 e 26 de março de 2024, os interessados deverão se manifestar realizando o preenchimento do formulário https://forms.gle/SbcpVpLzLNa6E3d77 ou indo pessoalmente à Secretaria.

Serão inscritos no máximo 16 representações do município no Edital de Difusão 05/2024, da Associação Paulista Amigos da Arte. Caso haja, até o dia 26 de março, mais de 16 manifestações de interesse (de forma on-line ou presencialmente), será realizado um sorteio entre os interessados para se definir quais deles serão inscritos como representantes municipais da cultura tradicional.

O sorteio acontecerá no dia 27 de março, quarta-feira, às 10h, no Centro Cultural Municipal Toninho Mendes e poderá ser acompanhado presencialmente pelos interessados.

Após o envio das inscrições pelo município, elas serão submetidas a uma comissão de seleção coordenada pela Amigos da Arte e o resultado desta seleção deverá ser divulgado até o dia 3 de maio de 2024, no site www.amigosdaarte.org.br. Posteriormente, a Secretaria procederá com as tratativas necessárias à viabilização da participação de seus representantes selecionados no Revelando SP 2024.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté fica na praça Coronel Vitoriano, 01, centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

TRADIÇÕES CULTURAIS PAULISTAS

Tradições Culturais Paulistas são as práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer, celebrações, formas de expressão cênicas, plásticas, musicais, lúdicas e/ou gastronômicas que as comunidades e os grupos reconhecem como parte integrante do patrimônio cultural paulista.

Transmitida de geração em geração, a cultura tradicional é constantemente recriada pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

O REVELANDO SP

O Revelando SP é uma ação de valorização da cultura tradicional paulista, organizada em um festival no qual os municípios do Estado se fazem representar por suas tradições culturais, tais como artesanato, culinária e manifestações populares da cultura tradicional paulista.

O evento é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Amigos da Arte e, em 2024, terá cinco edições: Barretos (de 16 a 19 de maio); Iguape (de 13 a 16 de junho); São José dos Campos (de 4 a 7 de julho); Presidente Prudente (de 8 a 11 de agosto); e São Paulo (de 12 a 15 de setembro).