CRAS SABARÁ REALIZA OFICINA DE HORTAS E CULTIVO EM TAUBATÉ

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Sabará de Taubaté, em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal, dará continuidade nesta quarta-feira, 10, ao projeto de compostagem e horta, iniciando com a primeira de uma série de três palestras focadas em PANC’s (Plantas/Partes Alimentícias Não Convencionais). As atividade acontecerão às 9h30.

As palestras abrangerão sobre o cultivo destas plantas, e também o consumo de frutos, folhas, flores, raízes, sementes e outras partes de plantas que são comestíveis e nutritivas. As PANC’s não apenas oferecem alternativas alimentares enriquecedoras, mas também têm o poder de reviver práticas alimentares ancestrais, contribuindo para a diversidade cultural.

As atividades de compostagem serão mantidas, proporcionando à comunidade a oportunidade de colaborar com resíduos de cozinha, como restos de alimentos não processados, vegetais e legumes crus, sobras de frutas ou aquelas que não estão aptas para o consumo, talos de verduras, cascas de frutas e legumes, cascas de ovos e borra de café. Essa prática desempenha um papel crucial no enriquecimento do solo, promovendo a sustentabilidade das hortas e reduzindo o desperdício de resíduos orgânicos que, de outra forma, seriam destinados ao lixo.

A Prefeitura convida a população a se unir nessa jornada de descoberta e aprendizado sobre as PANC’s, incluindo espécies como caruru, serralha, jambu e a famosa ora-pro-nobis. Essa é uma oportunidade para aprender sobre essas plantas e também participar ativamente no desenvolvimento do projeto de compostagem e conhecer uma variedade de plantas de interesse. A proposta é promover práticas sustentáveis e fortalecer a conexão da nossa comunidade com o meio ambiente.