PREFEITURA INVESTE EM FLORESTAS URBANAS E INICIA O PROJETO REFLORESTANDO TAUBATÉ

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal, deu início ao Projeto Reflorestando Taubaté com a abertura de berços, adubação da terra e controle de formigas para o plantio inicial de 4.226 mudas de espécies arbóreas nativas da região em diversas áreas da cidade.

O objetivo é aumentar a cobertura vegetal e preservar áreas verdes do município visando à formação de florestas urbanas. A intenção é realizar o plantio de até 12.000 mudas de espécies arbóreas nativas, em diversas áreas do município, até o final de 2023.

Os locais contemplados, a princípio, foram os bairros Campos Elíseos e Estoril, além do Parque do Itaim, que é uma Unidade de Conservação da Natureza. Foram escolhidas, por exemplo, mudas de: Pitangueira, Uvaia, Jabuticaba, Cambuci, Ipê, Jacarandas, Ingá, Manacá, Guaçatonga e Quaresmeira.

As espécies foram selecionadas de acordo com a “Lista de espécies indicadas para restauração Ecológica para diversas regiões do Estado de São Paulo”, contemplando árvores nativas frutíferas, floríferas e melíferas, que desempenham um importante papel para a biodiversidade local, além de servirem como pomar urbano, produzindo frutos, e contribuírem para a estética da paisagem, bem como atração de polinizadores.

O processo de reflorestamento é uma ação que proporciona diversos benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto térmico ambiental, na melhoria da qualidade do ar, na preservação do solo, bem como na qualidade de vida da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado.

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal espera que, com a implementação deste projeto, a cidade possa se tornar ainda mais verde e atrativa para os moradores e visitantes. A iniciativa também tem o objetivo de incentivar a conscientização ambiental entre a população, promovendo ações de preservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais.