USAR AZUL EVIDENCIA APOIO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

A Secretaria de Educação de Taubaté incentiva a comunidade escolar a usar camiseta azul na próxima terça-feira, 2, em apoio à campanha nacional do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, sugerindo atividades para envolvimento dos alunos.

O azul é frequentemente associado ao autismo e pode servir como uma maneira de expressar solidariedade e apoio à comunidade autista.

O tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!” enfatiza a importância de reconhecer as habilidades e especificidades das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A campanha faz uso da hashtag #AutismoValorizeCapacidades, incentivando a sociedade a enxergar além das dificuldades do autismo e valorizar o potencial único de cada indivíduo.

A secretaria propõe que as escolas realizem pesquisas, produzam cartazes informativos, organize exibições de vídeos e filmes sobre o tema, criem cards ilustrados para apresentação de informações de forma mais atraente para os estudantes, realizem leitura

O tema também reflete um movimento crescente de conscientização e inclusão social em todos os aspectos da vida. Em um mundo em que as diferenças muitas vezes são vistas como barreiras, a campanha busca enfatizar que cada pessoa possui um conjunto de habilidades e interesses que devem ser estimulados. Além disso, ressalta a importância de compreender e respeitar os limites de cada um, promovendo um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor.

A campanha deste ano é uma resposta à necessidade de abordar o autismo sob um perspectiva mais integral e positiva, destacando que a neurodiversidade é uma parte valiosa da sociedade.

Atualmente, o Sistema Municipal de Ensino de Taubaté possui 740 alunos com TEA, matriculados nas escolas municipais.