TAUBATÉ REGISTRA QUEDA NO NÚMERO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

A Prefeitura de Taubaté registrou queda de 33% no número de pessoas em situação de rua. O número caiu de 417 em fevereiro para 277 em novembro.

A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social tem intensificado ações para que haja maior conscientização e apoio às pessoas que estão em situação de rua. Equipes do SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) realizam constantemente abordagens e oferecem ajuda e apoio para retirar estas pessoas da situação de rua e, possibilitar o regresso para suas respectivas cidades e famílias.

Em maio foi lançada a campanha “Recomeçar Bem” focada em trazer de volta a esperança às pessoas em situação de rua, com trabalho do poder público e ajuda de toda a comunidade.

A ação contou com o apoio de diversos profissionais e voluntários para cuidar das pessoas e auxiliá-las, com ações eficazes e uma política pública ativa para acolher quem precisa.

A melhor forma de colaborar para que as pessoas em situação de rua consigam superar suas dificuldades é orientá-las a procurar um dos serviços ofertados pela Prefeitura, como o SEAS, Centro Pop, Abrigo e Consultório de rua. Os profissionais envolvidos  nestes programas trabalham diariamente, com muita dedicação, e estão sempre comprometidos em ajudar a população em situação de rua a reescrever uma nova história.

Os atendimentos começam pelo SEAS, que faz a identificação de cada um, explica e oferece os serviços disponibilizados pela Prefeitura e em seguida encaminham a pessoa para o Centro Pop, onde elas recebem lanche, material para higiene e atendimento técnico. No final da tarde, as pessoas em situação de rua podem ir até o Abrigo, onde têm a possibilidade de passar a noite, tomar café, jantar, fazer a higiene pessoal e passar por atendimento técnico.

Em agosto foi realizada a 1ª Semana da Luta da Pessoa em Situação de Rua, que teve como objetivo buscar estratégias para atender as pessoas em situação de rua, garantindo seus direitos e trazendo maior consciência e sensibilização da população acerca da temática.

A Prefeitura tem como meta ajudar estas pessoas a recomeçar a vida de modo digno, proporcionando melhor atendimento nos serviços sociais.