SEDIS REALIZA ATIVIDADES RELACIONADAS À CAMPANHA “JUNHO VIOLETA”

A SEDIS (Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social) promoverá ao longo desse mês diversas atividades em decorrência da campanha “Junho Violeta”, um mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.

As ações serão desenvolvidas nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) dos bairros Vila Marli e Parque Três Marias e no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Parque Sabará. Entre as atividades previstas estão rodas de conversa e o II Fórum Municipal.

No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, uma data que alerta para a responsabilidade de cada cidadão na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos dos idosos.

Na segunda-feira, 5, foi realizada uma roda de conversa com os alunos da E. E. José Marcondes de Matos sobre o tema “Conscientizar para enfrentar”. A ação foi desenvolvida pelos profissionais do CCI Vila Marli.

No próximo dia 15, a partir das 14h, será realizado o II Fórum Municipal contra a violência à pessoa idosa no Centro de Convivência da Vila Marli.

A campanha também será tema de duas rodas de conversa que serão realizadas dia 16 de junho, no CCI Três Marias, com início às 9h, e no CRAS Sabará, a partir das 14h.

A atividade desenvolvida no CCI Três Marias pretende debater os tipos de violência contra a pessoa idosa e como identificá-los. Também serão abordados assuntos relacionados à rede de apoio que pode ser acionada nestes casos, como fazer denúncias, entre outros assuntos.

A ação contará com a participação de toda a equipe do CCI e será direcionada aos idosos inseridos no equipamento.

Já a roda de conversa que será realizada no CRAS Sabará tem como tema “Conscientizar para enfrentar”.