TAUBATÉ RECEBE R$ 1,8 MILHÃO DO GOVERNO FEDERAL PARA HMUT

A Prefeitura de Taubaté recebeu nesta quarta-feira, 8, o aditivo no aporte realizado pelo Governo Federal. Nesta manhã, R$ 1.845.714, 88 foram depositados na conta da Prefeitura e serão destinados para o Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT).

O valor recebido é referente aos meses de outubro e novembro. A administração municipal passa a contar com esse valor, de forma anual e permanente, para a manutenção do atendimento de pacientes taubateanos e de outros municípios.

O Ministério da Saúde cumpre a Portaria GM/MS 1.636, que confirma o aumento de R$ 11.074.289,31 no limite financeiro para custeio das ações e serviços públicos de saúde no grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (Teto MAC).

No último dia 30, o Estado também efetuou o repasse de R$ 1,5 milhão, que somado ao depósito do dia 3 de novembro totalizam R$ 3 milhões. A transferência total será de R$ 4,5 milhões, sendo R$ 1,5 milhão/mês a mais do que já era praticado. Antes eram R$ 2 milhões e passou a ser R$ 3,5 milhões até dezembro, em caráter emergencial.

As revisões de valores irão reequilibrar as pactuações que estavam defasadas e faziam com que a Prefeitura de Taubaté arcasse com mais recursos para a manutenção do HMUT. Com o aumento dos repasses, a administração municipal objetiva reorganizar as questões financeiras que impactaram na oferta dos serviços da unidade hospitalar.