TAUBATÉ MANTÉM AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E BEM-ESTAR ANIMAL

A Prefeitura de Taubaté segue com seu compromisso de proporcionar melhorias ao meio ambiente, ao bem-estar animal e à qualidade de vida da população. Para isso, tem intensificado a realização de ações que envolvem esse compromisso com a população.

Entre as ações de preservação do meio ambiente destacam-se as melhorias na Unidade de Conservação da Natureza denominada Parque Natural Municipal Vale do Itaim, o qual, com a conclusão do Plano de Manejo, será possível ter eficiência nas diretrizes de conservação da área, de modo a garantir a preservação da biodiversidade alinhada ao turismo ecológico. Outra ação de destaque é a construção do Núcleo Ambiental, o qual utiliza energia fotovoltaica para suprir as necessidades energéticas.

O município disponibiliza ainda experiências a serem vivenciadas no circuito ambiental no Parque do Itaim e o projeto Reflorestando Taubaté, o qual tem por objetivo aumentar a cobertura vegetal e preservar as áreas verdes da cidade.

O circuito ambiental, criado com o objetivo de aumentar a interação da população e dos alunos da rede municipal de ensino com a natureza, prevê visitas educativas ao meliponário (local com coleção de abelhas sem ferrão) e ao minhocário (sistema fechado, no qual as minhocas transformam resíduos orgânicos em húmus e em biofertilizante líquido). Há também oferecimento de uma trilha da floresta, a qual proporciona uma imersão no ecossistema local.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

O projeto Reflorestando Taubaté já realizou o plantio de mais de 3.500 mudas de árvores em diferentes regiões da cidade, e realiza a doação de mudas para os cidadãos com o objetivo de incentivar o plantio e a arborização urbana.

Taubaté está elaborando o Plano Diretor de Macrodrenagem, que estabelece ações não estruturais, como instrumentos políticos, institucionais e econômico-financeiros, além de obras estruturais, para melhorar os sistemas de macrodrenagem urbana nos próximos 20 anos.

Visando garantir a conscientização ambiental, a Prefeitura realiza diversos eventos e ações durante o ano, como palestras e atividades educativas, fiscalização ambiental, para garantir o cumprimento das leis e normas relacionadas ao meio ambiente.

Entre as ações de bem-estar animal, a Prefeitura tem se empenhado em disseminar a ideia de que o animal é um ser senciente.

Com o novo status, os animais ficam equiparados, no tocante à sensibilidade, aos homens, com isso merecem projetos específicos, como o Hospital Veterinário, melhorando a acessibilidade à saúde; o da musicoterapia; da alimentação de qualidade (premiado no Taubaté Decide) e do enriquecimento ambiental.

Também são firmadas parcerias com ONGs para aumentar o contato humano-animal.

CONEXÃO COM A NATUREZA

As ações de proteção do bem-estar animal são contínuas e têm por objetivo desenvolver, junto à população, maior conexão com a natureza, valorizando e respeitando a biodiversidade e os ecossistemas locais.

As atividades educativas possuem importante papel na formação de uma sociedade engajada e consciente.

O aumento da cobertura vegetal traz benefícios duradouros, como a melhoria da qualidade de ar, diminuição da poluição sonora, controle da temperatura e estímulo à biodiversidade.

O poder público tem compromisso com a preservação do meio ambiente e o bem-estar animal, sendo que as iniciativas implementadas em Taubaté ao longo dos próximos anos têm o objetivo de construir um futuro mais saudável e sustentável para as futuras gerações.