SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E BEM-ESTAR ANIMAL DE TAUBATÉ FINALIZA PLANO DE MANEJO

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal realizou a apresentação final do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Vale do Itaim nesta quinta, 21, marcando um passo importante na preservação da Unidade de Conservação da Natureza.

O Plano de Manejo é documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais da unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

O documento é o instrumento obrigatório que norteia as atividades a serem desenvolvidas na Unidade de Conservação e na sua zona de amortecimento, assim como as regras que orientarão a utilização da área.

O Parque Natural Municipal Vale do Itaim é uma Unidade de Conservação da Natureza, instituída pelo poder público, que tem por objetivo preservar o ecossistema natural, permitindo o uso indireto dos recursos naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Para mais informações sobre o Plano de Manejo, acesse o site: https://taubate.sp.gov.br/novo/planodemanejo/