SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ADQUIRE MATERIAL PARA ENSINO DE LIBRAS

Crianças e jovens estudantes da educação infantil e do ensino fundamental irão fazer uso do material adquirido pela Secretaria de Educação de Taubaté que ensina a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O “Projeto Libras +” visa o desenvolvimento e a interação dos estudantes surdos e ouvintes e irá atender, até o segundo semestre, todas as unidades escolares, mesmo as que não possuam estudantes surdos. O projeto foi elaborado pela Equipe de Práticas Pedagógicas (EPP) do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (NAPE) com uma metodologia que prioriza o brincar como forma de aprendizagem.

O jogo é composto por pares de cartas (uma com um personagem e a representação da palavra em Libras e a outra, com uma imagem correspondente), um livreto com textos relacionados ao universo dos surdos, como: definição de termos, tipos de surdez, intervenções terapêuticas, estilos de aprendizagem dos surdos, variações linguísticas e a Língua Brasileira de Sinais. Além disso, o material possui tecnologia QR Code, que possibilita o acesso a um vídeo que propõe estratégias do uso dos sinais em Libras e outras maneiras criativas de jogo.

Para a educação infantil, os temas abordados serão: alfabeto e números, alimentos, cores, universo escolar, esporte e lazer, higiene e cuidados especiais e saúde e bem-estar.

Em outros níveis, no ensino fundamental os alunos ainda abordarão assuntos como: geografia e o mundo, profissões e mercado de trabalho, língua portuguesa, com sinais gráficos e verbos.

Atualmente, o Sistema Municipal de Ensino atende 30 alunos surdos de um total de 41.000 alunos matriculados em 2023.