PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL MUNICIPAL SERÁ AMPLIADO EM TAUBATÉ

Com o objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões, por meio de uma abordagem abrangente, o Programa de Ensino Integral desenvolvido pela Secretaria de Educação visa atender às necessidades educacionais, sociais e emocionais dos estudantes, promovendo o seu pleno desenvolvimento e inserção na sociedade.

Taubaté se destaca na região como o município que atingiu a meta do Plano Nacional de Educação em número de matrículas nas escolas de Ensino Integral, e a Secretaria de Educação está ampliando as vagas nas unidades escolares visando atender as demandas da comunidade escolar e fortalecer o ensino integral no município.

O ensino fundamental, do Sistema Municipal de Ensino atende aproximadamente 27 mil estudantes. Deste total, cerca 14.700 estão matriculados do 1º ao 5º ano e quase 12.300 do 6º ao 9º ano, em período regular. Em Programa de Ensino Integral são cerca de 9.000 alunos matriculados no ensino fundamental.

Um dos objetivos do Programa de Ensino Integral é garantir a permanência dos educandos na escola por meio de um ambiente acolhedor, reforçando o aproveitamento escolar, fortalecer a autoestima e fomentar o sentimento de pertencimento dos alunos à comunidade escolar.

HABILIDADES DIVERSAS

Além de intensificar as oportunidades de socialização na escola, proporcionando aos jovens atividades nas áreas social, cultural, esportiva, artística e tecnológica, os estudantes têm a chance de desenvolver habilidades diversas, explorar seus interesses e potenciais, e expandir seus horizontes para além do ambiente acadêmico.

Um outro objetivo do programa é envolver a comunidade no processo educacional, incentivando o engajamento dos pais, responsáveis e demais membros da comunidade escolar. O intuito é oferecer oportunidades equitativas de aprendizagem e desenvolvimento, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e do desempenho escolar por meio das oficinas nas áreas de Arte, Artesanato, Dança, Esporte, Espaço do Conhecimento, Canto, Música, Lutas e Teatro.