PROJETO “GIZ, CÂMERA, AÇÃO: A MAGIA DO CINEMA” UNE PROFESSORES E ESTUDANTES À LINGUAGEM DE CINEMA

Image

De 27 de março a 14 de agosto de 2023, as escolas do sistema municipal de ensino de Taubaté terão a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a linguagem de cinema, suas possibilidades de criação e de interação. O evento é uma parceria entre SESC São Paulo, Museu Mazzaropi e Secretaria de Educação de Taubaté.

O projeto “Giz, Câmera, Ação: a magia do cinema” propõe uma troca de saberes, com um olhar apurado para educadores e um desejo de desbravar a linguagem do cinema com estudantes. Alunos e professores terão contato com o Museu Mazzaropi e com o cinema em suas variadas formas: cursos, exibições e visitas mediadas.

Os professores receberão atividades formativas direcionadas para que, posteriormente, eles sejam multiplicadores das propostas junto aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, que utilizarão celulares, computadores e outros equipamentos que acessam.

Com o desenvolvimento de técnicas de cinema, de filmagem utilizando o celular e de edição de imagens, os educadores irão percorrer caminhos essenciais para o trabalho com os alunos. A visita ao museu que conta a história de Mazzaropi, o famoso cineasta que criou em Taubaté um grande estúdio cinematográfico, é o ponto de partida para receber os alunos que mergulharão nesse universo.

Durante todo o período do projeto, serão atendidos 3.254 estudantes do 9º ano do sistema municipal de ensino de Taubaté, que participarão de diversas atividades, entre visitas ao museu, oficinas e atividades desenvolvidas em sala de aula desenvolvidas a partir da mediação dos professores de Arte do município.

PROGRAMAÇÃO

As atividades começam com ações formativas, em hora de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), a todos os professores de Arte do Ensino Fundamental, que acontecerão no Museu Mazzaropi. O processo de formação foi iniciado com um dia de vivência no SESC Taubaté, no período de planejamento pedagógico da rede.

Em seguida, acontece a vivência dos alunos do 9º ano com atividades e cinema no museu Mazzaropi, e o desenvolvimento de propostas que levem a linguagem do cinema para a sala de aula, tendo como foco o protagonismo do aluno.