PREFEITURA REALIZA AÇÃO DIRECIONADA A COMUNIDADE CIGANA NO JARDIM SANTA TEREZA

Nesta quinta (27) e sexta-feiras(28),a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social realizará uma ação direcionada à comunidade cigana no bairro Jardim Santa Tereza. A expectativa é atender cerca de 50 pessoas.

Os atendimentos serão realizados pelos profissionais do CAdÚnico (Cadastro Único), CRAS (Centro de Referência e de Assistência Social) e do setor de benefícios assistenciais. Algumas das ações previstas são buscas ativas, acolhida, atualizações cadastrais, orientações sobre benefícios sociais, entre outras.

Segundos dados do CECAD (Consulta, Seleção e Extração de Informações do Cadastro Único), 47 famílias ciganas estão inscritas no Cadastro Único no município, 8 delas inseridas durante a ação realizada no bairro Jardim Ana Lúcia no último dia 13. No ano passado, 37 famílias estavam inscritas na base de dados do governo federal e, em 2021, apenas 18 núcleos familiares constavam no cadastro.

Entre os meses de outubro do ano passado e março deste ano, os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) prestaram 77 atendimentos individuais e familiares às famílias ciganas, sendo 66 no território de abrangência do CRAS Cecap e 13 no território de abrangência do São Gonçalo.

No dia 13 de abril a mesma ação foi desenvolvida no bairro Jardim Ana Lúcia e na ocasião cerca de 100 atendimentos foram realizados, sendo 40 do Cadastro Único, entre cadastros novos, transferências e atualizações; 20 agendamentos do setor de benefícios assistenciais e 40 atendimentos pelos profissionais do CRAS São Gonçalo.