PREFEITURA PARTICIPA DE AÇÕES DO DIA D DE MOBILIZAÇÃO ESTADUAL CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Taubaté participa nesta sexta-feira, 1, do Dia D de Mobilização Estadual contra arboviroses urbanas propostas pelo Governo de São Paulo, contando com o auxílio do Comando de Aviação do Exército (CAvEX).

Todos os 645 municípios paulistas foram convocados a participarem com ações locais que incluam atividades especiais nas escolas, orientação à população e fortalecimento das ações de combate à doença nas residências.

No município, a campanha “Taubaté Unida Contra a Dengue” segue intensificada. No início de fevereiro, as equipes gestoras das escolas receberam orientações para ações que devem acontecer durante todo o ano em ações contínuas, e fortalecidas neste dia 1 de março, como: identificação de criadouros do mosquito Aedes aegypti dentro e no entorno da escola; conscientização de funcionários por meio de reuniões; acionar os agentes de controle de vetores pelo telefone 3635-4091 em caso de identificação de foco; manter a comunidade escolar informada; promoção de ações pedagógicas com os alunos.

Além disso, as equipes de saúde promoveram palestras e conversas com os estudantes, nas unidades de ensino.

A Equipe de Práticas Pedagógicas solicitou aos oficineiros do Programa Integral que registrem suas ações e encaminhem para a secretaria para prestação de contas com o Estado, que também enviou material gráfico para distribuição para alunos e população em geral.

A Prefeitura de Taubaté conta com a participação do Comando de Aviação do Exército no Dia D, com a presença de militares que oferecerão orientação à população na região central do município.

TRABALHO CONJUNTO DAS SECRETARIAS

Medidas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti foram intensificadas com a atuação de um comitê para assuntos relacionados à dengue, trabalho em conjunto que mobiliza todas as secretarias municipais, solicitação de auxílio ao Exército em operação cata-treco para o recolhimento de material inservível, utilização de drone para mapeamento aéreo de focos criadouros do mosquito transmissor, atividades desenvolvidas para os alunos do Sistema Municipal de Ensino como forma de orientação e para que os estudantes sejam multiplicadores das informações de combate junto às suas famílias, limpeza de terrenos e matos alto em vias públicas, ações de comunicação com veiculação de material educativo na mídia, ônibus  interurbanos, entre outras.

O trabalho dos agentes de controles de vetores, que acontece durante todo o ano, também foi reforçado com visitas casa a casa para vistoria, panfletagem e ações de bloqueio com nebulização em locais próximos aos que pessoas infectadas residem ou trabalham.