MUSEU MONTEIRO LOBATO RECEBE ATIVIDADES DO CICLO DA CULTURA TRADICIONAL

No domingo, 19 de novembro, Taubaté celebra o Dia da Consciência Negra com o Ciclo da Cultura Tradicional no Museu Monteiro Lobato (Sítio do Picapau Amarelo). A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Poiesis e Oficinas Culturais, com a correalização da Prefeitura de Taubaté.

Durante a programação estão previstas apresentações do Baque Mulher, Maracatu Baque do Vale e a exibição do filme “Caminho entre cores e sons”, com uma roda de conversa.

O Ciclo de Cultura Tradicional promove reflexões sobre tradições caipiras, indígenas, afro-brasileiras, caiçaras e migrantes, propiciando um espaço contínuo de compartilhamento de saberes e convivência entre mestres, pesquisadores, agentes culturais e público.

O Museu Monteiro Lobato fica na avenida Monteiro Lobato, na Chácara do Visconde.

Confira a programação:

14h30 | Apresentação
BAQUE MULHER TAUBATÉ
O Baque Mulher conta com mais de 20 mulheres, entre batuqueiras e dançarinas, de Taubaté e região. Sob a regência de Rafa Valente, o grupo representa o movimento de empoderamento feminino Baque Mulher, criado no Recife e liderado por Mestra Joana. Nas suas loas, além da homenagem à origem tradicional do Maracatu, traz questões contemporâneas, enaltecendo o poder feminino e se posicionando contra o machismo, a opressão, o preconceito e a violência.

15h10 | Filme + Conversa
CAMINHO ENTRE CORES E SONS

Direção: Bruno Urzua | BRA | 2023 | Doc | 24 min
O documentário conta a história da chegada do Maracatu em Taubaté, e como essa cultura popular de Recife se inseriu na região do Vale do Paraíba, enfrentando desafios e conquistando espaço entre outras manifestações culturais presentes na cidade.
Após a exibição, haverá bate papo com Bruno Urzua, Flávio Itajubá, Maurício Soares e Rafa Valente. Mediação: Thiago Moura Figueredo.

17h | Apresentação
MARACATU BAQUE DO VALE

Uma imersão pelos quase 20 anos de existência do Maracatu Baque do Vale. Passando por baques, toques tradicionais, toadas e arranjos autorais e elaborados, o grupo apresentará tudo o que foi aprendido em pesquisas e vivências com grandes mestres da cultura popular pernambucana, com forte influência valeparaibana.