II CONCURSO DE CURTAS-METRAGENS DE TAUBATÉ REALIZA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO AOS VENCEDORES

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Taubaté realizou em 2022 o IIº Concurso de Curtas-Metragens de Taubaté – Ano Mário Audrá, com o objetivo de prestigiar as produções audiovisuais da cidade de Taubaté.

O município se destaca nacionalmente com grandes produtores pioneiros como Mário Audrá (fundador da Maristela Filmes), Amácio Mazzaropi (fundador da PAM Filmes) e, mais recentemente, Luiz Alberto Pereira (diretor de Jânio a 24 quadros e O Tapete Vermelho) e Jefferson De (diretor de Bróder e Doutor Gama).

Image

Mário Boeris Audrá Jr., homenageado no título do concurso deste ano, era um dos herdeiros da Cia. Fabril de Juta Taubaté S/A e, depois de uma desavença com o irmão, decidiu se dedicar a um negócio próprio e acabou por fundar, em 1950, um dos primeiros estúdios de cinema de São Paulo: a Companhia Cinematográfica Maristela, na qual foram produzidos, por exemplo, os filmes Presença de Anita (dirigido por Ruggero Jacobbi) e Simão, o Caolho (dirigido por Alberto Cavalcanti).

No dia 6 de abril, no Teatro Metrópole, às 20h, serão entregues as premiações aos vencedores do Concurso nas categorias Documentário e Ficção, bem como o Troféu Gracinha para o melhor cineasta do concurso.

A Comissão Julgadora, responsável pela análise dos filmes concorrentes, conferiu as premiações por categoria, e os vencedores são:

Ficção:
1º – Maitê bateu à porta – Gabriel Rezende Simão

2º – Precipícios – Rone Wulff Araújo de Carvalho Filho

3º – Uma última coisa antes de morrer – Tiago Ferreira Vieira

Documentário:
1º – Santa Clara – O Convento de Taubaté – Rogério José Gobbo

2º – Cicatriz – Marcos Antônio Lambert
3º – Carta para meu filho Bruno – André Luis Ferreira Alves

Troféu Gracinha: vencedor – Marcos Antônio Lamberti

O Concurso de Curtas-Metragens de Taubaté abre caminhos para os cineastas da região, estimulando assim a realização de obras audiovisuais locais e o fomento de uma economia criativa audiovisual no município.