ENSINO INTEGRAL PROMOVEU ATIVIDADES EM HOMENAGEM A MONTEIRO LOBATO

Durante todo o mês de abril, as escolas de ensino integral do Sistema Municipal de Ensino de Taubaté promoveram atividades em homenagem ao escritor Monteiro Lobato. A iniciativa dedicada a introduzir as crianças ao universo literário, do autor taubateano, de forma lúdica e interativa.

Uma variedade de atividades foi realizada, proporcionando experiências enriquecedoras e estimulantes para os estudantes.

Entre as atividades, destacam-se a leitura compartilhada de trechos das obras do autor, seguida de discussões sobre os personagens e enredos, incentivando a compreensão e apreciação das narrativas. Apresentações de teatro permitiram aos alunos explorar jogos teatrais, improvisação e construção de cenas inspiradas nas histórias, estimulando a criatividade, expressão e trabalho em equipe.

Houve também atividades interativas relacionadas às temáticas das obras, propiciando momentos de aprendizado multidisciplinar de forma envolvente e educativa. Os estudantes tiveram oportunidade de construir cenários e figurinos inspirados nas histórias, além de realizarem apresentações teatrais dos trabalhos desenvolvidos durante a semana.

INCENTIVO À LEITURA

Sessões simultâneas de leitura e contação de histórias promoveram reflexão e aprendizado sobre valores presentes nas obras, como amizade e responsabilidade. Essas ações incentivam o gosto pela leitura e oportunizam o desenvolvimento de diversas habilidades nos estudantes, incluindo compreensão de texto, interpretação, pensamento crítico, criatividade, expressão artística, trabalho em equipe e habilidades socioemocionais.

As atividades também fortaleceram os laços entre os alunos, educadores  e comunidade escolar, enriquecendo o repertório literário dos estudantes e promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e participativo.