TAUBATÉ ABRE INSCRIÇÕES PARA A 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté, com apoio e participação do Conselho Municipal de Cultura, realiza nos dias 5, 6 e 7 de outubro a 4ª Conferência Municipal de Cultura – CMC. As inscrições estão abertas. CLIQUE AQUI.

O credenciamento para participação na Conferência apresenta três opções aos interessados: delegados (com direito a voz e voto); convidados (com direito a voz); e observador (sem direito a voz e voto). No caso da inscrição para delegado, é necessário comprovar ser morador de Taubaté há, pelo menos, dois anos e ter atuação cultural mínima de dois anos.

Por meio da 4ª CMC serão eleitos os delegados de Taubaté que participarão da Conferência de Cultura do Estado de São Paulo de 2023.

O tema desta conferência é “Democracia e direito à cultura”, e está organizada em seis eixos temáticos:

Eixo 1: Institucionalização, marcos legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2: Democratização do acesso à cultura e participação social;
Eixo 3: Identidade, patrimônio e memória;
Eixo 4: Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política cultural;
Eixo 5: Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e
Eixo 6: Direito às artes e às linguagens digitais

Na quinta-feira, 5. haverá cerimônia de abertura com participações artísticas, a partir das 19h, no Teatro Metrópole. Já na sexta, 6, as atividades são on-line, com uma roda de conversa sobre a Conferência Municipal de Cultura e seus objetivos.

As discussões dos eixos temáticos acontecerão ao longo do sábado, 7, no auditório do Campus do Bom Conselho da Unitau, com a recepção a partir das 8h. A plenária final, com a discussão e definição das propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Cultura, será às 17h e, em seguida, acontece a eleição da delegação representante de Taubaté.

Para mais informações, acesse: https://taubate.sp.gov.br/novo/4cmc.

SOBRE A CONFERÊNCIA

A 4ª Conferência Municipal de Cultura de Taubaté é uma instância de participação social que propõe promover o debate com a sociedade sobre as demandas de cada setor, que resultarão na construção de políticas públicas culturais da cidade; e dar subsídios necessários para a consolidação de um Plano Municipal de Cultura. Em âmbito nacional, ela tem por atribuição a avaliação das políticas públicas de cultura e a definição de diretrizes para o Plano Nacional de Cultura e o aprimoramento do Sistema Nacional de Cultura.

O principal objetivo da conferência é promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em Taubaté, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil