INSTITUTO DO TEATRO BRASILEIRO ABRE VAGAS PARA CURSOS GRATUITO

O Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) abriu período de inscrições para o programa Práticas e Técnicas para as Artes (PTAC) voltado para a população de Taubaté. De 5 a 22 de junho, os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site: http://itb.art.br

Os cursos oferecidos são nas áreas de luz, som, técnicas de palco e produção, com duração total de 96 horas de aula e 40 horas de estágio supervisionado obrigatório. O objetivo do programa é formar profissionais para as áreas técnicas e de produção cultural.

As aulas são híbridas, presencialmente em espaços parceiros do instituto e online por meio de plataforma digital. O programa tem formato de laboratório e oficinas com foco em conhecimentos gerais e diversos nas artes cênicas, além de conteúdo específico sobre cada área. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o certificado de participação do ITB e a habilitação para o registro profissional.

Cada curso é dividido em quatro módulos. O Módulo 1 (48 horas) tem grade curricular comum para todas as turmas, pois seu objetivo é contextualizar o aluno na área artística e no ambiente profissional.

Com grade específica por curso, o Módulo 2 (48 horas) busca fundamentar o aluno sobre os fenômenos científicos e conceitos da área escolhida. O Módulo 3 (15 horas)  aprofunda e desenvolve os conhecimentos vistos até aquele momento em uma atividade prática.

Já o Módulo 4 (40 horas) é o estágio supervisionado, que tem como objetivo introduzir o aluno no mercado de trabalho e ajudá-lo a experimentar o cotidiano da profissão.

Há também uma consultoria a partir da avaliação do aluno entregue pela entidade parceira que oferece o estágio e da consultoria feita pelo pedagogo de cada turma.

A iniciativa tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Taubaté e realização do ITB junto com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.